A Evolução do pensamento da reforma curricular nos cursos de Arquivologia

uma análise histórica

Autores

  • Gláucia Aparecida Vaz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Arquivologia, Currículo, Formação profissional

Resumo

O curso de Arquivologia e o profissional arquivista também sofreram impactos devido às transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito às novas demandas da sociedade da informação e da necessidade de mudanças nas práticas profissionais em relação ao acesso aos arquivos. A reflexão sobre suas funções, novas habilidades necessárias para atender a uma nova demanda social são temas recorrentes em pesquisas da área. O presente artigo procura demonstrar a evolução no processo da formação profissional desde os primórdios do pensamento da construção de um currículo de formação, através de revisão de literatura e análise dos estudos realizados que foram levantados. Apresenta ainda um histórico da formação e escolas de pensamento arquivístico internacionais e nacionais com o intuito de promover uma reflexão sobre a mutabilidade e flexibilidade dos currículos dos cursos de Arquivologia. Demonstra uma forte presença de disciplinas voltadas para a gestão documental e uma presença tímida, mas crescente, de disciplinas voltadas para a difusão da informação.

Biografia do Autor

Gláucia Aparecida Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia pela UFMG.

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Vaz, G. A. (2024). A Evolução do pensamento da reforma curricular nos cursos de Arquivologia: uma análise histórica. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 4(2), 21–42. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3922