As Metamorfoses da biblioteca para a geração Z

proposta de implementação para o espaço cultural

Autores

  • Kátia Viana Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Yulli Rezende Brito Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Felipe Vlaxio Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Biblioteca híbrida, Biblioteca em nuvem, Geração Z, Espaço cultural

Resumo

Este artigo discute sobre a evolução das bibliotecas para lidar com as necessidades informacionais dos indivíduos da Geração Z.  Tem como objetivo fomentar reflexões quanto às metamorfoses pelas quais passa a biblioteca, e delibera acerca dos principais conceitos de bibliotecas híbridas e em nuvem, concentrando-se na discussão de assuntos socioculturais e discorre sobre a implementação de uma dessas tipologias no Espaço Cultural. Observa-se na sociedade moderna o amplo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e seu papel fundamental nas mudanças no comportamento dos usuários de bibliotecas, tal como o uso da tecnologia para recuperação de informação e os novos comportamentos de busca que surgiram nos últimos anos entre os natos-tecnológicos. Desta forma, a metodologia utilizada recai sobre uma análise crítico-dialética das obras publicadas sobre o assunto, e que consideram a presença dos usuários da Geração Z dentro das unidades de informação como consumidores de conhecimento. A discussão trata do contexto brasileiro por conveniência da realidade vivenciada pelos autores deste artigo, mas permite uma reciprocidade de região ao englobar o ciberespaço, contudo, delimita o universo focal para o Espaço Cultural Bezerra de Menezes. As conclusões apontam para uma falta de trabalhos no país a respeito do assunto, em especial no que tange a bibliografias acerca dos conceitos de novos tipos de bibliotecas. Outro ponto aferido das discussões deste artigo direciona para a compreensão de que o tipo de biblioteca que mais se adequou ao novo Espaço Cultural foi a biblioteca híbrida, posto que engloba as características mais elementares da unidade. A transição de biblioteca para Espaço Cultural orbitou em torno de atividades provenientes de projeto próprio no qual os autores articularam mudança durante a vigência das atividades.

Biografia do Autor

Kátia Viana Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 1990). Doutora em Desenvolvimento Sustentável, área de Política e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2013). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Especialista em Ciência da Computação pelo Convênio Técnico da Universidade Federal do Amazonas com a IBM Brasil - Indústria, Máquinas e Serviços Ltda (1992).

Yulli Rezende Brito, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda do 7º período em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Felipe Vlaxio, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduando do 7º período em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Referências

ALLEN, L. Hybrid Librarians in the 21st Century Library: a collaborative service-staffing model. Minneapolis: ACRL Twelfth National Conference, 2005. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/conferences/pdf/allen05.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2016.

AUGÉ, M. Non-lieux: introduction à une anthropologie de la sur modernité. Paris: Éditions du Seuil, 1992.

ARMBRUST, M. et al. A view of Cloud Computing. Communications of the ACM, v. 53, p. 50-58, abr. 2010.Disponível em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1721672>. Acesso em: 25 abr. 2016.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BLATTMANN, U.; LUCCA, D. M.; ROCHA, M. Biblioteca nas nuvens: a revolução do livro. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, 14., 2011, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ENEBD, 2011. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/node/229>. Acesso em: 25 abr. 2016.

BRITISH BROADCASTING CORPORATION. How generation Z is shaping digital technology. Londres: BBC, 2016. Disponível em: <http://www.bbc.com/future/sponsored/story/20160309-youth-connection?ocid=ww.social.link.keywee.ccgenerationz&kwp_0=121308>. Acesso em: 25 abr. 2016.

GARCEZ, E.; RADOS, G. J. V. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 44-51, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12907.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2016.

GECK, C. The generation Z connection: teaching information literacy to the newest net generation. In: ROSENFELD, E.; LOERTSCHER, D. V. (Ed.). Toward a 21st-century school library media program. Maryland: Scarecrow Press, 2007.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. International standard bibliographic description for electronic resources. [S. l.]: International Federation of Library Associations and Institutions, 2004. Disponível em: <http://www.ifla.org/VII/s13/guide/isbder_ww2-1-04.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2016.

LÉVY, P. O ciberespaço como um passo metaevolutivo. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. (Orgs.). A genealogia do virtual: comunicação, cultura e tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2004.

MARCHIORI, M. The quest for correct information on the web: hyper search engines. MAX@Math, Padova, v. 7, 1997. Disponível: <http://www.w3.org/People/Massimo/papers/quest_hypersearch.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2016.

OPPENHEIM, C.; SMITHSON, D. What is the hybrid library? Journal of Information Science, Loughborough, v. 25, n. 2, p. 97-112, 1999.Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/248422708_What_is_the_hybrid_library>. Acesso em: 11 jun. 2016.

PACHECO, E. L. M. A biblioteca híbrida: o acesso ao conteúdo das publicações periódicas científicas portuguesas nas bibliotecas universitárias. 2003. 199 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais) – Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa. 2003. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/8986/>. Acesso em: 25 abr. 2016.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Cavalcante, K. V., Brito, Y. R., & Vlaxio, F. (2024). As Metamorfoses da biblioteca para a geração Z: proposta de implementação para o espaço cultural . Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 4(2), 43–56. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3923

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)