Gestão da informação nas organizações

possibilidades de implantação em um escritório contábil

Autores

  • Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Francelly Carla Gonçalves Pinheiro Farias
  • Tabira de Souza Andrade Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Recursos informacionais, Gestão da Informação, Escritórios contábeis, Modelos de Gestão da Informação

Resumo

A informação se destaca cada vez mais como um importante recurso para as organizações, sendo necessário buscar meios para o seu melhor aproveitamento. Neste sentido, a Gestão da Informação fornece os mecanismos necessários ao uso eficiente da informação, agindo desde a identificação das necessidades informacionais até a sua utilização. Nas organizações do setor contábil, onde a informação é o elemento essencial para o desenvolvimento das ações e prestação de serviços, a implantação de processos de Gestão da Informação pode ser um diferencial para as empresas que buscam se destacar no mercado. Destarte, esta pesquisa objetivou identificar os mecanismos de Gestão da Informação utilizados em um escritório de contabilidade. Classificada como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e desenvolvida a partir de um estudo de caso, teve como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores de um escritório contábil situado na cidade de João Pessoa/PB. Os resultados revelaram que já existem algumas ações relativas à Gestão da Informação implantadas na empresa, contudo, não há um processo ou modelo para a gestão dos recursos informacionais formalmente seguido. A existência destas iniciativas aponta para a possibilidade de implantação de um processo de Gestão da Informação, desde que realizados os ajustes necessários, sobretudo quanto às fontes de informação.

Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda pelo "Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação" (PPGCI) e Mestra em Administração, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), Campus IV, da UFPB.

Francelly Carla Gonçalves Pinheiro Farias

Graduada em Ciências Contábeis.

Tabira de Souza Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora assistente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), Campus IV, da UFPB. Integra os grupos de pesquisa "Núcleo de Estudos sobre Organizações e Sociedade" (NEOS) e "Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresas" (NETE).

Referências

ARAÚJO, C. S. Gestão da Informação no Terceiro Setor: o caso do projeto garotada solidária desenvolvido pela organização não governamental AMAZONA. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-. João Pessoa: UFPB, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETO, A. A. A questão da informação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, 1994.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado. São Paulo: Senac, 2003.

CORREA, C. C. Metodologia da Pesquisa Científica. Guarantã do Norte/MT: Faculdade do Vale do Juruena, 2013.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação. São Paulo. Futura, 2001.

FERNANDES, T. Fluxo informacional em canais de atendimento ao cliente: estudo de caso nos Correios da Paraíba. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-. João Pessoa: UFPB, 2013.

FREITAS, H. et. al. Informação e decisão: sistemas de apoio e seu impacto. Porto Alegre: Ortiz, 1997.

LE COADIC, Y. F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MARTINS, R. B. Metodologia científica: como tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2006.

MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. São Paulo: Atlas, 2006.

SANTOS, C. D.; VALENTIM, M. L. P. As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 19-33, jul./dez. 2014.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22>. Acesso em: 26 jul. 2016.

SAYÃO, L. F. Modelos teóricos em ciência da informação: abstração e método científico. Ciência da Informação, v. 30. n. 1, p. 83, jan/abr, 2001.

STARCK; K. R.; RADOS, G. J. V.; SILVA, E. L. Os estilos e os modelos de gestão da informação: alternativas para a tomada de decisão. Biblios: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação. [S.l.], n. 52, p. 59-73, out. 2013. Disponível em: <http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/125>. Acesso em: 03 out. 2016.

TARAPANOFF, K. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 91-100, set./dez. 2006.

VALENTIM, M. L. P. Gestão, mediação e uso da Informação. São Paulo: UNESP, 2010.

_______. Gestão da informação e gestão do conhecimento: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, 2008.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Saeger, M. M. de M. T., Farias, F. C. G. P., & Andrade, T. de S. (2024). Gestão da informação nas organizações: possibilidades de implantação em um escritório contábil. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 5(1), 41–60. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3938