Promoção de competências infocomunicacionais

um relato de experiência com estudantes do ensino médio

Autores

  • Gleise da Silva Brandão Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jussara Borges de Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Mirna Pereira Galiza Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Competências infocomunicacionais, Competência em informação, Competência em comunicação, Educação a distância, Ensino médio

Resumo

Relata-se a experiência do desenvolvimento de um modelo de formação em competências infocomunicacionais voltado ao ensino médio. O modelo foi testado a partir de um curso semi-presencial com um grupo de estudantes de nível médio na cidade de Salvador, no Brasil, através da plataforma Moodle. Adotou-se uma metodologia interativa, com a utilização de objetos de aprendizagem digitais e uma linguagem próxima do interlocutor por meio de diversos meios de comunicação (e-mail, Whatsappe fóruns de discussão). Os resultados indicaram que o curso contribuiu para a conscientização quanto ao uso eficaz da informação e da comunicação, bem como suas ferramentas. Conclui-se que os estudantes fizeram associações diretas com a sua realidade, buscando exemplos de seu cotidiano para a resolução de problemas propostos.

Biografia do Autor

Jussara Borges de Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

 

Referências

AGUIAR, A. C.; SANTOS, I. B.; BORGES, J. Análise das competências infocomunicacionais em estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Bahia. In: ENCUENTRO IBÉRICO - EDICIC, 7., 2015, Madrid. Anais [...]. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015. p. 1-9.

ANTUNES, M. J. L. Implicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações: a relevância dos lugares. 2007. 365 f. Tese (Doutorado) – Curso de Ciências e Tecnologia da Comunicação, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2007.

BARTALO, L.; BORGES, J. O curso de Arquivologia e a competência de seus alunos. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA - REPARQ, 4., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2015. p. 8-8.

BEHAR, P.; TORREZZAN, C. Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In: BEHAR, P. A. (Cols.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BORGES, J. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação & Sociedade: estudos, v. 28, p. 123-140, 2018.

BORGES, J. A contribuição das competências infocomunicacionais ao conceito de Media and Information Literacy. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 26-47, 2017.

BORGES, J. Competências infocomunicacionais em ambientes digitais. In: BARBOSA, A. F. (Org.) TIC Domicílios 2014: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015.

BORGES, J. Competências infocomunicacionais na atuação política de organizações da sociedade civil. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, jul./dez. 2014.

BORGES, J.; GARCÍA-QUISMONDO, M. Á. M. Competencias en información y en comunicación: desarrollo conceptual a partir de la new media literacy. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 40, n. 1, p. 35-43, 2017.

BRANDÃO, G. Competências infocomunicacionais e o arquivista: mediação para a apropriação da Informação. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, 2017.

BRANDÃO, G.; BORGES, J. Emprego das competências em informação pelos estudantes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia. Ágora, v. 24, n. 49, p. 277-310, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 14 ago. 2018.

CAVALCANTE, L.; BONALUMI, M. C. Educação de usuários e o desenvolvimento da Competência Informacional em escolas públicas. Informação @ Profissões, Londrina, v. 3, n. 12, p.93-114, jan./dez. 2014.

CLARO, M. O que é moodle? Moodle Livre: o conteúdo gerando valor e sendo compartilhado. Disponível em: https://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas/974-o-que-e-moodle. Acesso em: 14 abr. 2018.

CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

GONZÁLEZ FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, N. Alfabetización para una cultura social, digital, mediática y en red. Revista Española de Documentación Científica, v. 35, n. monográfico, p. 17-45, 2012.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. TIC domicílios 2017: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018.

SANTOS, K. S. Promoção de competências infocomunicacionais: uma experiência com estudantes de nível médio. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, 2018.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Brandão, G. da S., Lima, J. B. de, & Galiza, M. P. (2024). Promoção de competências infocomunicacionais: um relato de experiência com estudantes do ensino médio. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 7(2), 1–15. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3983