Interações disciplinares na pesquisa sobre memória e patrimônio no contexto da Ciência da Informação no Brasil

Autores

  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Informação, Memória, Patrimônio, Epistemologia, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo relata pesquisa que objetiva caracterizar como se configura a pesquisa em Ciência da Informação no Brasil sobre a relação do seu objeto científico, a informação, com o binômio memória e patrimônio, com vistas a identificar a perspectiva epistemológica de interação disciplinar - interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade - presente nos grupos de pesquisa. Tem como corpus de análise os grupos de pesquisa com menção aos termos Memória, Patrimônio e intercessão dos termos Memória Patrimônio no âmbito da Ciência da Informação levantado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq). Identifica os seguintes aspectos acerca dos grupos de pesquisa: incidência de grupos de pesquisa por ano de criação; incidência de grupos por região no país; área de formação da liderança dos grupos; áreas incidentes na repercussão dos grupos de pesquisa; e, por fim, a identificação do contexto epistemológico de interações disciplinares - inter, pluri, multi e transdisciplinar - a partir da repercussão e das linhas de pesquisa registradas nos grupos. Os resultados dão conta do predomínio da perspectiva epistemológica interdisciplinar entre os grupos analisados. No entanto, há incidência das outras perspectivas, sobretudo da transdisciplinaridade e constata-se grupos com interações diversas.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Saraiva, 2007.

AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Informação, patrimônio e memória: diálogos interdisciplinares. João Pessoa: UFPB, 2015.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, 1996.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Transferência da Informação para o Conhecimento. In: AQUINO, Mirian de Albuquerque (Org.). O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: UFPB, 2002.

BICALHO, Lucineia. Interações disciplinares presentes na pesquisa em ciência da informação. Transinformação, Campinas, v. 23, n. 2, p. 113-126, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v23n2/a03v23n2. Acesso em: 20 set. 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Consulta Parametrizada. 2019. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf. Acesso em: 22 ago. 2019a.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. O que é? 2019. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/o-que-e/. Acesso em: 22 ago. 2019b.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plataforma Sucupira. Cursos avaliados e recomendados. Área Comunicação e Informação (Ciência da Informação). 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=31&areaConhecimento=6070000. Acesso em: 22 ago. 2019c.

BRUNO, Maria Cristina de Oliveira. A perspectiva museológica e a articulação entre informação, memória e patrimônio. In: AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Informação, patrimônio e memória: diálogos interdisciplinares. João Pessoa: UFPB, 2015.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2018.

CARNEIRO, Neri. Memória e patrimônio: etimologia. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/memoria-e-patrimonio-etimologia/21288. Acesso em: 22 ago. 2019.

CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE. In: CONGRESSO MUNDIAL DA TRANSDISCIPLINARIDADE, 1., 1994, Portugal. Anais [...]. Portugal: Convento de Arrábica, 1994.

CASALEGNO, Federico. Memória cotidiana: comunidades e comunicação na era das redes. Porto Alegre: Sulina, 2006.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Escala, 2009.

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. Informação, memória, conhecimento: convergências de campos conceituais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...] . Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/2185/Informa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dobedei.pdf?sequence=1. Acesso em: 22 ago. 2019.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2013.

JANTSCH, Erich. Hacia la interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad en la enseñanza y la innovación. In: APOSTEL, Léo; BERGER, Guy; BRIGGS, Asa; MICHAUD, Guy. Interdisciplinariedad - problemas de la enseñanza y de la investigación en las Universidades. Paris: Seminario sobre la interdisciplinariedad en las Universidades, 1970.

JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

JAPIASSÚ, Hilton. O sonho transdisciplinar. Revista Desafios, v. 3, n. 1, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/2555/pdf. Acesso em: 22 ago. 2019.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 2003.

LIMA, Izabel França de. Prefácio. Entrelaçamento conceitual: imbricações de Informação, Patrimônio e Memória em três óticas distintas e convergentes. In: AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Informação, patrimônio e memória: diálogos interdisciplinares. João Pessoa: Editora UFPB, 2015.

LOUREIRO, José Mauro Matheus. Informação, memória e patrimônio: breves considerações. In: AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Informação, patrimônio e memória: diálogos interdisciplinares. João Pessoa: UFPB, 2015.

MORIN, Edgar (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

NARLOCH, Charles; SCHEINER, Teresa Cristina; LIMA, Diana Farjalla Correia. Museu, Museologia e interações disciplinares na pesquisa brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Atas [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, p. 5788-5805.

NEVES, Dulce Amélia; CRUZ, Emília Barroso. Transacionando com os campos do saber. Athos & Ethos, v. 1, p. 179-214, 2001.

NORA, Pierre. Les lieux de mémóire. Paris: Gallimard, 1984.

PINTO, Virgínia Bentes; CAVALCANTE, Lídia Eugênia; SILVA NETO, Casemiro (Orgs.). Ciência da Informação: abordagens transdisciplinares, gêneses e aplicações. Fortaleza: Editora UFC, 2007.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-215, jul. 1992. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080. Acesso em: 18 ago. 2018.

POMBO, Olga Interdisciplinaridade: conceito, problemas e perspectivas. In: POMBO, Olga; GUIMARÃES, H.; LEVY, T. Interdisciplinaridade: reflexão e experiência. 2.ed. Lisboa: Texto, 1994.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2007.

SANCHES, Marise Oliveira. Construção colaborativa do conhecimento: saberes, práticas de duas redes de pesquisa multirreferenciais. 2016. 284 f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Programa Multi-institucional e Multidisciplinar de Doutorado em Difusão do Conhecimento. Universidade Federal da Bahia, 2016.

SARACEVIC, Tefko. A natureza interdisciplinar da Ciência da Informação. Ciência da Informação, v. 24, n. 1, abr. 1995.

SILVA, Alan Curcino Pedreira da. Informatio complex: a complexidade da informação ambiental e a promoção do desenvolvimento humano. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Curso de Mestrado em Ciência da Informação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003.

SOUZA, Edivanio Duarte de. A epistemologia interdisciplinar na Ciência da Informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplina. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

WERSIG, Gernot. Information science and theory: a weaver bird´s perspective. In: VAKKARI, Pertti; CRONIN, Blaise (Eds.). Conceptions of Library and Information Science: historical, empirical and theoretical perspectives. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE CELEBRATION OF 20TH ANNIVERSARY OF THE DEPARTMENT OF INFORMATION STUDIES, 1991, Finland. Proceedings [...]. Finland, University of Tampere, 1992.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Costa, L. F. da. (2024). Interações disciplinares na pesquisa sobre memória e patrimônio no contexto da Ciência da Informação no Brasil . Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 8(1), 1–25. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3987