Orquestra Sinfônica da Paraíba
memórias do protagonismo musical
Palavras-chave:
Documentos musicais, Memória, Orquestra Sinfônica da ParaíbaResumo
Esta comunicação versa sobre os traços memorialísticos da produção musical da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). O objeto de estudo desta comunicação refere-se aos documentos musicais que registram as atividades da OSPB. Para tanto, teve como objetivo evidenciar o protagonismo musical da Orquestra Sinfônica da Paraíba nos períodos de gestão do Governador Tarcísio de Miranda Burity, a partir dos registros documentais. A escolha pelo tema se justifica pela relevância da OSPB para o cenário musical paraibano, bem como, pela importância dos acervos musicais que materializam vestígios patrimoniais, e ainda, pela necessidade de realização de pesquisas em acervos musicais na área da Ciência da Informação. Quanto ao delineamento metodológico, se configura como uma pesquisa documental de natureza qualitativa. Os dados analisados evidenciaram uma efervescente produção musical da OSPB nos períodos de gestão de Tarcísio de Miranda Burity. Dentre os fatos significativos para memória da OSPB, pode-se citar o convênio da Orquestra com a Universidade Federal da Paraíba, a realização do Concurso Internacional e do Curso Internacional de Música realizado em 1990. Destaca-se ainda, a gravação de dois CD’s intitulados: Brazilian Festival’88, A Brazilian Extravaganza e Brazilian Festival’88 Masters and Winner. Portanto, dentre os anos de atividades musicais da OSPB, as fases em que a Orquestra teve significativa produção musical coincidem com a gestão do Governador Tarcísio de Miranda Burity.
Referências
AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
DUTRA, G. N. Compact Disc: folheto de lançamento dos CD's da Orquestra Sinfônica da Paraíba gravados pela Delos, 1989.
GONÇALVES, J. R. S. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 23, p. 15-36, jan./jun. 2005.
GRAVADORA DELOS. Brazilian Festival'88, A Brazilian Extravaganza. Disponível em: https://delosmusic.com/recording/brazil-88-a-brazilian-music-extravaganza/. Acesso em: 18 jul. 2019.
GRAVADORA DELOS. Brazilian Festival'88, Masters and Winner. Disponível em: https://delosmusic.com/recording/masters-and-winners-brazil-88/. Acesso em: 18 jul. 2019.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Unicamp, 2013.
NÓBREGA, E. de O. Orquestra Sinfônica da Paraíba: trajetória artística e dimensões socioculturais. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
OLIVEIRA, B. M. J. F.; LIMA, M. V. B.; MORAIS, J. G. M. Afonso Pereira e o campo musical paraibano. João Pessoa: Ideia, 2012.
PEREIRA, F. C. Arquivos, memória e justiça: gestão documental e preservação de acervos judiciais no Rio Grande do Sul. 2011. 173 f. Monografia (Graduação em Arquivologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/31152. Acesso em: 12 jul. 2019.
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.
RODRIGUES, G. Intervalo. Jornal Correio da Paraíba, 16 dez. 1990.
THIESEN, I. Memória Institucional. João Pessoa: UFPB, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.