Diagnóstico físico-ambiental do arquivo Humberto Nóbrega

análise de aplicação

Autores

Palavras-chave:

Diagnóstico físico-ambiental, Conservação

Resumo

O estudo objetiva diagnosticar o estado de conservação do fundo arquivístico Humberto Nóbrega, especificamente o que diz respeito às condições físicas e ambientais, realizado nos anos de 2003 e 2004, um trabalho exaustivo, que resultou num relatório de mais de cem páginas, numa abordagem comparativa com a situação atual do mesmo acervo em 2007. Para tanto, adotou-se como critério metodológico o preenchimento de fichas diagnósticas, elaboradas especificamente para essa finalidade, acrescido da instalação de equipamentos necessários ao levantamento da taxa de Umidade e Temperatura, como o Termo-higrógrafo e o luximêtro, instalados por um período de sete dias consecutivos. A análise dos dados coletados obedeceu a procedimentos quantitativos e qualitativos. Os resultados apontaram para uma deficiência no que concerne à sua conservação e acondicionamento, podendo prejudicar a ação administrativa e o princípio de preservação e de memória. Os resultados comparativos, em 2007, revelaram uma lentidão no processo de implementação de uma política conservacionista, ratificando a necessidade de: valorização de uma política interna voltada para a preservação do acervo, elaboração do plano de avaliação e classificação documental; análise microbiológica; aplicação de tratamentos inertes para desinfestação documental; elaboração de regras de acesso, uso e circulação dos documentos; reestruturação física do espaço e adaptação da arquitetura atual do edifício que abriga o acervo; controle ambiental, inclusive com instalação de ar refrigerado, e capacitação dos servidores.

Biografia do Autor

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Em 2007, especialista em Arquivologia, mestra em Ciência da Informação e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras pela UFPB. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

BARATIN, M.; JACOB, C. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991.

CAMARGO, A. M. de A.; BELLOTTO, H. L. Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 1996.

KOURY, M. G. P. Imagem e memória: ensaios em antropologia visual. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

NOBREGA, H. C. da C. Curriculum Vitae. João Pessoa, 1975. [Digitado]

OGDEN, S.; GARLICK, K. Planejamento e prioridades. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 2001.

SILVA, G. S. da. Tesouro bibliográfico e bibliológico: um estudo do acervo Humberto Nóbrega. 2004. 140f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2004.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Oliveira, B. M. J. F. de. (2024). Diagnóstico físico-ambiental do arquivo Humberto Nóbrega: análise de aplicação. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 11(2), 17–26. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3852