Noções de informação

proposta analítica para isquares

Autores

Palavras-chave:

isquare, pesquisa visual, técnica desenhe e escreva, pesquisa arte-informada

Resumo

Apresenta resultados preliminares do Estudo Interdisciplinar Isquare, o qual utiliza artes (arts-informed research) e, especificamente, a técnica “desenhe e escreva”, para responder à questão “O que é informação?”. Especificamente, desenvolve interesse por investigar: a) como as pessoas visualizam o conceito de informação; b) como as concepções visuais de informação diferem entre as comunidades, disciplinas e níveis acadêmicos; c) como as imagens relacionam-se com as definições expressas em palavras. Através de pesquisa bibliográfica, propõe um instrumento analítico-conceitual para os isquares, um neologismo em língua inglesa pela junção das palavras i (abreviatura de information – informação) e square (quadrado, referência ao formato 4,25” por 4,25” dos desenhos), traduzidos em língua portuguesa como “quadrado de informação”, a serem coletados no segundo ano de pesquisa, na Universidade Federal do Cariri. Baseado nas viradas metateóricas da informação de Hartel (2019), da Faculdade de Informação da Universidade de Toronto, Canadá, e criadora do protocolo isquare, apresenta noções gerais de informação a serem empregadas na interpretação de metáforas e demais conteúdos visuais retratados nos isquares. Categorizadas de modo não exclusivo, nem tampouco conclusivo, sobretudo por sua natureza qualitativa, elenca abordagens de informação pautadas em vertentes tradicionais de informação (como a física e a cognitivista, centradas no interesse pela função epistêmica da informação nos processos de aprendizagem das pessoas), bem como pontos de vistas alternativos (como a incorporada e a contemplativa, fundamentadas em percepção holística sobre práticas de informação contemporâneas, as quais incluem contextos de informação não-convencionais/informais). Por fim, ressalta a utilidade do instrumento tanto para o grupo de pesquisadores do Estudo Interdisciplinar Isquare quanto para os iniciantes/estudantes, profissionais e acadêmicos do campo da informação, especialmente para a Biblioteconomia, na busca por uma visão ampla e variada do fenômeno informacional.  

Biografia do Autor

Ilda Janaina Sobreira Cruz, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Especializada em Gramática e Literatura pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Maria Jéssica Sousa Lima, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda no bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Vitória Santos Ângelo, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda no bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Lucas Almeida Serafim, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do curso de Biblioteconomia e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Cruz, I. J. S., Lima, M. J. S., Ângelo, V. S., & Serafim, L. A. (2024). Noções de informação: proposta analítica para isquares. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 9(1), 57–76. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4016

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