Memória e trajetória

os desafios de ser e estar na profissão docente de administração no curso de Arquivologia na UEPB

Autores

Palavras-chave:

memória, Arquivologia, Administração

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo analisar a trajetória profissional e relatos de memória de uma docente/administradora no curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A proposta para o desenvolvimento desta pesquisa está relacionada a transitar pelas narrativas da docente desde a fundação e criação do Curso em Arquivologia no Campus V de João Pessoa. O desenho metodológico foi do tipo exploratório, documental e qualitativo. Para tanto foram utilizados, o relato autobiográfico e as experiências no ensino, pesquisa, extensão e gestão. As análises realizadas evidenciaram que, no transcurso na linha do tempo e do desempenho de ser e estar administradora/docente e gestora, no início do curso, propiciaram mudanças em vários aspectos da carreira acadêmica que marcaram momentos de desafios e de transformação. Dessa forma, no âmbito da educação, a pesquisa contribui com a memória de fatos e acontecimentos dos 16 anos de atuação no curso de Arquivologia na UEPB, fazendo o acontecer para que os discentes obtivessem autonomia, disciplina, planejamento, organização e foco nos seus objetivos, pessoais e profissionais.

Biografia do Autor

Jacqueline Echeverría Barrancos, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora, mestra e bacharela em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora associada do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Gestão de cursos de Administração: metodologias e diretrizes curriculares. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

BARRANCOS, Jacqueline Echeverría. Fundamentos científicos da arquivologia. In: SANTOS, Eliete Correia dos. Pesquisa em Arquivologia. Campina Grande: EDUEPB, 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. História da Administração: entendendo a administração e sua poderosa influência no mundo moderno. São Paulo: Saraiva, 2009.

DAFT, Richard. Administração. 2. ed. São Paulo: Ceane Lerning, 2010.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Empreende LTC, 2014.

FALCONI, Vicente. O verdadeiro poder: práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009.

FERNANDES, Juan Antonio Shengjun Liu. Guia do emprendedor: estrangeiro na China. Osasco, SP: Novo Século, 2010.

FRANCO JUNIOR, Carlos. Administração moderna: integrando estratégia e coaching diante das mudanças. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

MACIARIELLO, Joseph. A. Gestão: Peter F. Drucker. Tradução de Luis Reyes Gil. Rio de Janeiro: Agir, 2010.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra; LOPES, Daniel Farias. Inteligência organizacional. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Aprendizado organizacional. Curitiba: Ibpex, 2012. p. 75-113.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Projeto político pedagógico do curso Arquivologia. João Pessoa: UEPB, 2007.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/010/2006. Campina Grande, PB: UEPB, 2006.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/032/2007. Campina Grande, PB: UEPB, 2006.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/13/2005. Campina Grande, PB: UEPB, 2006.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Echeverría Barrancos, J. E. B. (2024). Memória e trajetória: os desafios de ser e estar na profissão docente de administração no curso de Arquivologia na UEPB. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 10(2), 22–28. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4044