Itinerário arquivístico
a rememorização de uma formação acadêmico-profissional
Palavras-chave:
Arquivologia, Ciência da Informação, João Pessoa, Universidade Estadual da ParaíbaResumo
Uma das filosofias mais conhecidas de John Locke foi ressaltada pela representação da tábula rasa, na qual o indivíduo, em sua gênese, é uma folha em branco, sendo modelado pela educação. Afinado a esse pensamento, corroboro que a educação foi o baluarte para que me formasse intelectualmente. Nascido em João Pessoa, no estado da Paraíba, minha história e afinco à pesquisa começaram no segundo estágio do Ensino Fundamental. Antes de ingressar na universidade, três tentativas de processos seletivos foram necessárias para que eu encontrasse a Arquivologia. O ano foi 2013, data-chave de minha inserção na Universidade Estadual da Paraíba, Campus V, em João Pessoa. Lá, passei por projetos e estágios, que integraram o meu itinerário acadêmico e profissional. Tais experiências foram imprescindíveis para direcionar-me ao Mestrado e ao Doutorado. Atualmente, em vias de conclusão de curso para ser Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, sei que todo esse movimento se tornou possível, porque conheci a Arquivologia. Meu percurso até aqui, não foi acometido solo, mas rodeado de agentes que pegaram pela minha mão e mostraram o caminho.
Referências
CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33134. Acesso em: 01 fev. 2022.
FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: introdução à filosofia e ética das ciências. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
LOCKE, John. An Essay concerning Human Understanding. Clarendon Press: Oxford, 1975.
TZU, Sun. A Arte da Guerra. São Paulo: Record, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.