Competência em informação

relato de experiência

Autores

  • Carlos Eugênio da Silva Neto Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Competência em Informação, Informação, Educação, Professor

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) sob uma ótica da sociedade em rede estão mudando, mesmo que de forma não-linear, o cenário educacional brasileiro. Assim, surgem novas demandas para o campo da educação e a adesão ao desenvolvimento de competências no contexto das tecnologias digitais passam a ser uma exigência dessa sociedade, sendo um meio para que os professores, em especial da educação básica, possam também fazer parte desta sociedade informacional e em rede, através de habilidades de manuseio de informações por meio de ferramentas digitais. Frente a esse cenário, apresentar o relato de experiência da elaboração e aplicabilidade de um modelo de ação em formato de oficina que visa o desenvolvimento de competências em informação. A trilha metodológica entrelaça várias atividades correlatas à diversidade de sua constituição. Todavia, esclarecemos que as atividades metodológicas consistem em um planejamento de um modelo de ação, concretizado através de uma oficina para o desenvolvimento de competências em informação para professores da educação básica na rede pública. O corpus de pesquisa se concentra em uma parcela de 10 professores de uma escola da rede Municipal de Ensino da Cidade de João Pessoa-PB.

Biografia do Autor

Carlos Eugênio da Silva Neto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciência Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Educação a Distância e graduado em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Associado I do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2. ed. Bauru: Cá entre nós, 2007.

CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional. In: ______. (Org.) Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CORRALL, Sheila. Information literacy strategy development in higher education: An exploratory study. International Journal of Information Management, v. 28, n. 1, p. 26-37, fev. 2008. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com.ez15.periodicos. capes.gov.br/sciene/article/pii/S0268401207000898>. Acesso em: 01 jul. 2012.

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COUTINHO, Clara P. Web 2.0 tools in pre-service teacher education programs: an example from Portugal. In: ECEL 2008 – European Conference on e-learning, 7., Agia Napa, Chipre, 2008.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.23-35, abr. 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2013.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; FREIRE, Isa Maria. Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição. Enc. Bibli., Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/search/results>. Acesso em: 01 jun. 2013.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius da. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, mai./ago. 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABRASCO, 2008.

MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

______. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA NETO, Carlos Eugênio. Competências em informação para inclusão digital: os professores da educação básica na sociedade em rede. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

SILVEIRA, S. A. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica. In: ______; CASSINO, João (Orgs.). Software livre e inclusão digital. São Paulo: Conrad, 2003.

SIMEÃO, Elmira et al. Projeto ALFINBRASIL: modelo piloto para a promoção de competências em informação nas oficinas de capacitação dos usuários da Biblioteca Nacional de Brasília. In:XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social, 2011, Maceió. Anais… Maceió, CBBD, 2011.

SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

UNESCO. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores / Carolyn Wilson, Alton Grizzle, Ramon Tuazon, Kwame Akyempong e Chi-Kim Cheung. – Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.

UNESCO. ICT competency standards for teachers Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2008. Disponível em:

http://cst.unescoci.org/sites/projects/cst/The%20Standards/ICT-CST Policy%20Framework.pdf. Acesso em: 10 jun. 2013.

ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Tradução de Eric R. R. Heneault. São Paulo: Senac, 2003.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Silva Neto, C. E. da, & Freire, G. H. de A. (2024). Competência em informação: relato de experiência. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 2(2), 44–63. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4083