Competência em informação
relato de experiência
Palavras-chave:
Competência em Informação, Informação, Educação, ProfessorResumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) sob uma ótica da sociedade em rede estão mudando, mesmo que de forma não-linear, o cenário educacional brasileiro. Assim, surgem novas demandas para o campo da educação e a adesão ao desenvolvimento de competências no contexto das tecnologias digitais passam a ser uma exigência dessa sociedade, sendo um meio para que os professores, em especial da educação básica, possam também fazer parte desta sociedade informacional e em rede, através de habilidades de manuseio de informações por meio de ferramentas digitais. Frente a esse cenário, apresentar o relato de experiência da elaboração e aplicabilidade de um modelo de ação em formato de oficina que visa o desenvolvimento de competências em informação. A trilha metodológica entrelaça várias atividades correlatas à diversidade de sua constituição. Todavia, esclarecemos que as atividades metodológicas consistem em um planejamento de um modelo de ação, concretizado através de uma oficina para o desenvolvimento de competências em informação para professores da educação básica na rede pública. O corpus de pesquisa se concentra em uma parcela de 10 professores de uma escola da rede Municipal de Ensino da Cidade de João Pessoa-PB.
Referências
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2. ed. Bauru: Cá entre nós, 2007.
CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional. In: ______. (Org.) Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CORRALL, Sheila. Information literacy strategy development in higher education: An exploratory study. International Journal of Information Management, v. 28, n. 1, p. 26-37, fev. 2008. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com.ez15.periodicos. capes.gov.br/sciene/article/pii/S0268401207000898>. Acesso em: 01 jul. 2012.
COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
COUTINHO, Clara P. Web 2.0 tools in pre-service teacher education programs: an example from Portugal. In: ECEL 2008 – European Conference on e-learning, 7., Agia Napa, Chipre, 2008.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.23-35, abr. 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2013.
FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; FREIRE, Isa Maria. Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição. Enc. Bibli., Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p.1-23, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/search/results>. Acesso em: 01 jun. 2013.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CUNHA, Marcus Vinícius da. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, mai./ago. 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABRASCO, 2008.
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
______. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVA NETO, Carlos Eugênio. Competências em informação para inclusão digital: os professores da educação básica na sociedade em rede. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
SILVEIRA, S. A. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica. In: ______; CASSINO, João (Orgs.). Software livre e inclusão digital. São Paulo: Conrad, 2003.
SIMEÃO, Elmira et al. Projeto ALFINBRASIL: modelo piloto para a promoção de competências em informação nas oficinas de capacitação dos usuários da Biblioteca Nacional de Brasília. In:XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social, 2011, Maceió. Anais… Maceió, CBBD, 2011.
SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
UNESCO. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores / Carolyn Wilson, Alton Grizzle, Ramon Tuazon, Kwame Akyempong e Chi-Kim Cheung. – Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.
UNESCO. ICT competency standards for teachers Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2008. Disponível em:
http://cst.unescoci.org/sites/projects/cst/The%20Standards/ICT-CST Policy%20Framework.pdf. Acesso em: 10 jun. 2013.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Tradução de Eric R. R. Heneault. São Paulo: Senac, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.