Sobre a Revista

A Revista Analisando em Ciência da Informação (RACIn) visa a divulgar os estudos e as pesquisas no campo da Ciência da Informação e subáreas afins, contribuindo para a disseminação de informações acadêmicas de graduação e de pós-graduação de caráter técnico-científico de qualidade, possibilitando e ampliando a produção intelectual das universidades, faculdades e institutos brasileiros e estrangeiros.

De caráter inicialmente semestral, a RACIn é uma revista eletrônica, com publicações periódicas nos meses de junho e dezembro, constituída no sentido de contribuir com o desenvolvimento da produção acadêmica das pesquisas de graduação e pós-graduação em Ciência da Informação e, em especial, ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), organizado de forma associativa entre Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sobretudo, a preocupação da Revista repousa na qualidade da produção acadêmica para a pesquisa. Assim, busca-se fomentar:

  • o estímulo das relações de pesquisa e da produção acadêmicas entre docentes e discentes;
  • a práxis pedagógica na relação professor-aluno e professor-pesquisador;
  • a instigação pelo hábito da leitura e pela produção escrita como fazer cotidiano da prática acadêmico-universitária a título de graduação como de pós-graduação;
  • o intercâmbio de saberes na área da Comunicação e Informação.

A RACIn está incorporada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), com ênfase em Comunicação e Informação.

Termos de licença

As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.

Política de acesso livre

A Revista Analisando em Ciência da Informação (RACIn) oferece condições de acesso livre imediato ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente os textos no site. Divulgando as informações científicas na internet, proporciona o acesso e a democratização da informação. Amplia as discussões e estimula a leitura e a produção documental em Ciência da Informação e subáreas afins.

Conflito de interesse

O editor e os conselhos editoriais (nacional, internacional e consultivo) são responsáveis por preservar os aspectos éticos da RACIn, resolvendo quaisquer conflitos com brevidade e com transparência, objetivando manter a credibilidade da revista.

Assim, os conflitos de interesses que possam ocorrer entre autores, revisores ou editores e, quaisquer possíveis conflitos, devem ser informados.

São consideradas infrações éticas: publicação duplicada, plágio, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria (mudança, autor fantasma etc.), apropriação indevida de ideias ou de dados por parecerista, conflitos de interesse não mencionados e outras questões relacionadas à pesquisa (envolvendo pessoas).

Percebendo tais infrações, o editor(a) ou membro do conselho editorial convidado seguirá estritamente o fluxo de resolução de conflito, seguindo as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), no intuito de investigar e de solucionar a questão. Os fluxos atualmente utilizados pela RACIn podem ser conferidos aqui.

Sobre a política de retratação, o periódico segue as prerrogativas do COPE. Disponível em: https://publicationethics.org/retraction-guidelines.

Foco e escopo

A Revista Analisando em Ciência da Informação (RACIn) é uma publicação científica. Em formato eletrônico, é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), e é dirigida aos pesquisadores, aos professores, aos profissionais e aos estudantes de graduação e de pós-graduação que lidam com a Comunicação e a Informação, tendo como parâmetros:

  • estimular as relações de pesquisa e da produção acadêmicas entre docentes e discentes;
  • estabelecer a práxis pedagógica na relação professor-aluno e professor-pesquisador;
  • instigar o hábito da leitura e a produção escrita como fazer cotidiano da prática acadêmico-universitária a título de graduação como de pós-graduação;
  • o intercambiar saberes de saberes na área da Comunicação e Informação.

Procedimentos editoriais

Os procedimentos editoriais seguem a orientação Qualis para periódicos científicos. A Revista observa os seguintes quesitos:

  • prioridade dada ao texto decorrente de pesquisa;
  • prioridade dada à descoberta científica e à invenção metodológica ou conceitual;
  • prioridade aos autores com maior titulação;
  • prioridade a textos de diferentes regiões do país e do exterior;
  • possível impacto sobre a Ciência da Informação e subáreas afins;
  • regularidade na publicação e divulgação efetiva do periódico;
  • publicação exclusiva de textos inéditos.

Boas práticas editoriais

A política editorial nas revistas científicas, incluindo a RACIn, envolve o “Código de ética” e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas", estando em consonância com as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE), em português, Comitê de Ética em Publicações, assumindo as seguintes diretrizes:

  • decisão de publicação: pode apoiar-se na decisão dos outros editores e revisores nos processos double-review (revisão dupla) e blind-review (revisão às cegas);
  • fair play: não realiza distinção de qualquer natureza dos autores ou seu posicionamento político do seu conteúdo científico/intelectual;
  • confidencialidade: a revista não divulga quaisquer dados dos autores, preservando os seus registros, exceto quando autorizados pelos mesmos;
  • conflitos de interesse: os editores, revisores e autores não devem realizar quaisquer pareceres quando do conflito de interesses com a Revista;
  • informações privilegiadas, falsas ou plágios: não admitimos tais práticas, que violam à ética e à legislação cível/penal vigente no Brasil, a exemplo da lei federal n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.