Organização e automação de acervo do Centro de Memória da Faculdade de Medicina
Palavras-chave:
Acervo raro, Organização do acervo, Automação de acervo, Centro de memóriaResumo
Este artigo é um relato de experiência que visa a apresentar a organização de livros antigos no Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (CEMEMOR), sua sistematização e início da informatização. Este acervo já passou por diferentes tentativas e fases de organização, o processo já foi modificado e refeito diversas vezes por causa da descontinuidade de equipe. Apresenta-se o processo do trabalho desenvolvido na biblioteca, a proposta de critérios e procedimentos estabelecidos na nova tentativa de organização e a importância da apresentação da política de formação e desenvolvimento do acervo a comunidade, esta ação fundamenta-se como principal para o maior êxito do processo de organização. Mostra os benefícios da informatização do acervo e as dificuldades e obstáculos encontrados neste processo. Cabe destacar a importância da visibilidade dos títulos proporcionada pela automatização. Observa-se que o maior desafio não é a tecnologia, uma vez que o software Pergamum, sistema integrado de Bibliotecas comercializado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi disponibilizado ao acervo. Destaca-se como grande ponto fraco na organização desta biblioteca a falta de recursos humanos, bibliotecários e auxiliares de biblioteca, preferencialmente do quadro técnico da universidade, para preservar os procedimentos adotados e impulsionar as atividades e serviços proporcionados pelo espaço.
Referências
CÔRTE, Adelaide Ramos e et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 241-246, set./dez. 1999.
FIGUEIREDO, Nice. Situação da automação nas bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., Fortaleza, 1998. Anais... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1998.
FONTANELLI, Silvana Aparecida. Centro de Memória e Ciência da Informação: uma interação necessária. 2005. 106f. (Trabalho de conclusão de curso) - Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
HEEMANN, Vivian. Mudança de hábito: impacto das novas tecnologias na qualificação do profissional bibliotecário e no uso final. In: SEMINÁRIO SOBRE AUTOMAÇÃO EM BIBLIOTECAS E CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, 5, São José dos Campos, 1994, Anais... São José dos Campos: UNIVAP, 1994.
HUGO, Elza Helena de Almeida. A trajetória da organização do acervo histórico do Centro de Memória da Medicina de Minas Gerais. 2010. 64 f. (Monografia) - Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Belo Horizonte, 2010.
MAMBRO, Galba Di. Centro de Documentação e Memória. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.
OLIVEIRA, Carla Cristina Vieira de. A interação dos usuários com o catalogo online do Pergamum. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 73-88, jul./dez. 2008.
PINHEIRO, Ana Virginia. Metodologia para inventário de acervo antigo. 1985. Disponível em: <http://www.bn.br/planor/documentos/ARTIGOS/inventarioacervoantigoanavirginia.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2014.
VIAPIANA, Noeli; SILVA, Fernanda Cláudia Lückmann da; ALVES, Gisele. Informatização da rede de bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC. 2007. Disponível em: <http://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/trabs/2007.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.