A Utilização dos repositórios digitais encontrados nas organizações

Autores

  • Rodrigo Hilário Fiche Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luiz Claúdio Gomes Maia Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Palavras-chave:

Repositório digital, Repositório do conhecimento, Gestão do Conhecimento, Tecnologia da informação

Resumo

O objetivo desse trabalho é o de identificar os repositórios digitais encontrados nas organizações, principalmente no Brasil, em Portugal e na Espanha. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados do Scielo, Banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), Ebsco e Google Scholar. Os termos de busca foram "repositório digital", "repositório do conhecimento", "Dspace" e “metodologia de registro conhecimento”. Esses termos – exceto o "Dspace" – foram também pesquisados na língua inglesa. Em algumas formas de busca, optou-se por incluir os termos de busca também nos campos das palavras-chave e do resumo. Os resultados indicam, a partir da análise dos artigos, que existem diversos softwares que são repositórios digitais, mas os dois mais usados no mundo todo são o Dspace e o E-Prints. Os repositórios digitais estão em expansão e o seu início ocorreu no meio acadêmico, notadamente nas universidades. Em Portugal, todas as universidades usam o Dspace e na Espanha ele está presente em mais de 80% das universidades espanholas. No Brasil, o Dspace foi implementado primeiramente pela Universidade de São Paulo (USP), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Ele também passou a ser usado por outras organizações e entidades que não fazem parte do espectro acadêmico e científico, tais como a Biblioteca Jurídica - BDJur do Tribunal de Justiça e a Biblioteca Digital do Senado Federal. No caso das implicações gerenciais do trabalho, verificou-se que os repositórios digitais são uma ferramenta fundamental para o compartilhamento do conhecimento e, consequentemente, a compreensão acerca das principais ferramentas, vantagens e desvantagens, bem como estudos futuros relacionados à gestão dos softwares de repositórios digitais são itens importantes para os gestores do conhecimento das instituições acadêmicas e empresas.

Biografia do Autor

Rodrigo Hilário Fiche, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Mestre em Administração pelo Centro Universitário (UNA). Especialista em "Gestão de Projetos de P&D" pela PUC Minas. Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor (2010) e Mestre (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial (1996) pela PUC Minas. Bacharel em Informática (1992) pela Universidade Federal de Viçosa. Professor adjunto do curso de Administração do Centro Universitário UNA.

Luiz Claúdio Gomes Maia, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Doutor em Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Ciência da Computação pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Professor da Universidade FUMEC. Pesquisador do Laboratory for Advanced Information Systems (LAIS).

Referências

ALMEIDA, D. A. de; FAGUNDES, L. D. Aplicação da gestão do conhecimento no mapeamento de falhas no setor elétrico. Produto & Produção, v. 8, n. 3, p. 63-79, 2005.

ARELLANO, M. A. M. Preservação digital de informação técnico-científica. In: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, 1., 2006, Brasília. Anais... Campo Grande: Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, 2006. p. 181- 190.

BAPTISTA, A. A.; FERREIRA, M. Repository conversations. Brazilian Journal of Information Science, v. 0, n. 0, p. 47-60, 2006.

BETTENCOURT, M. P. da L.; CIANCONI, R. de B. Gestão do conhecimento: um olhar sob a perspectiva da ciência da informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2013.

BLATTMANN, U.; WEBER, C. Dspace como repositório digital na organização. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 13, n. 2, p. 467-485, 2008.

BOTÉ, J.-J.; MINGUILLÓN, J. Conservación de objetos de aprendizaje en repositorios digitales. RUSC, v. 9, n. 1, p. 21-35, 2010.

BOWMAN, B. J. Building knowledge management systems. Information Systems Management, v. 19, n. 3, p. 32-40, 2002.

CHARBAND, Y.; NAVIMIPOUR, N. J. Online knowledge sharing mechanisms: a systematic review of the state of the art literature and recommendations for future research. Information Systems Frontiers, v. 18, n. 6, p. 1131-1151, 2016.

JARRAR, Y. F. Knowledge management: learning for organisational experience. Managerial Auditing Journal, v. 17, n. 6, p. 322 – 328, 2002.

MARODIN, F. A. Estratégias de gestão do conhecimento e o uso da tecnologia da informação: um estudo de caso. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

MELERO, R. El paisaje de los repositorios institucionales open access en España. BiD, n.20, p. 1-20, 2008.

MUÑOZ, W. C.; RESTREPO, M. C. Los repositorios como herramienta para la recuperación del patrimonio bibliográfico: el caso de seis bibliotecas públicas municipales del departamento de Antioquia. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 39, n. 1, p. 57-65, 2016.

PHARHI, O. Lessons learned: a practical approach. Journal of Knowledge Management Practice, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2009.

PIRES, D. C. G. B.; SILVA, J. F. M. da. Gestão da informação em organizações do conhecimento: reflexões para uma plataforma de colaboração. Revista Prisma.com, n. 21, p. 1-27, 2014.

PRUSAK, L. Where did knowledge management come from? IBM Systems Journal, v. 40, n. 4, p. 1002-1007, 2001.

RIBEIRO JUNIOR, D. I. et al. Implantação do repositório digital do projeto "memória científica da Faed" com Dspace: relato de experiência. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 17, n. 1, p. 152-173, 2012.

RODRIGUES, A. P. Integração de ambiente virtual de aprendizagem com repositório digital. 2012. 188 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

ROSA, F.; MEIRELLES, R. F.; PALACIOS, M. Repositório institucional da universidade federal da bahia: implantação e acompanhamento. Informação & Sociedade, v. 21, n. 1, p. 129-141, 2011.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. S. et al. Integração do framework manakin com a plataforma Dspace para múltiplas apresentações visuais de informações nos repositórios digitais. RDBCI, v. 7, n. 2, p. 10-26, 2010.

SENGUPTA, S. Status of E-theses repositories with special reference to India. Library Philosophy & Practice, v. 15, n. 6, p. 1-27, 2012.

SIMÕES, M. da G. de M.; FREITAS, M. C. V. de; BRAVO, B. R. A interoperabilidade entre os OPAC e os repositórios institucionais nas universidades públicas portuguesas e espanholas. Brazilian Journal of Information Science, v. 9, n. 1, p. 1-19, 2015.

TEXIER, J. et al. DSpace como herramienta para un repositorio de documentos administrativos en la Universidad Nacional Experimental del Táchira. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 36, n. 2, p. 109-124, 2013.

VACARI, I. et al. Software livre para implementação de repositórios digitais e provedores de serviços: experiência da Embrapa Informática Agropecuária. In: JORNADAS ARGENTINAS DE INFORMÁTICA, 38., 2010, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Sociedad Argentina de Informática, 2010, p. 2345-2360.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Fiche, R. H., Moura, L. R. C., & Maia, L. C. G. (2024). A Utilização dos repositórios digitais encontrados nas organizações. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 5(1), 61–80. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3939