Memória, fé e identidade
a categorização dos grupos de tradição cultural na Festa de Santo Antônio de Barbalha - Ceará
Palavras-chave:
memória, identidade, tradição oral, grupo de cultura tradicional, festa de Santo Antônio de Barbalha- CearáResumo
Propõe uma reflexão sobre a importância dos conceitos de memória, tradição e identidade, a partir das transmissões de tradições orais repassadas de geração a geração, pelos grupos de cultura tradicional da cidade de Barbalha, no Estado do Ceará. Em uma exposição histórica e contextual, este trabalho aborda a participação dos grupos de tradição na abertura do cortejo da Festa de Santo Antônio de Barbalha, destacando sua origem e representatividade na Região do Cariri. Tem como objetivo categorizar os grupos de tradições culturais inseridos nas comemorações da Festa de Santo Antônio de Barbalha, visando a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural da cidade. A pesquisa mapeou quarenta e dois grupos culturais utilizando o método etnográfico, por meio de visitas presenciais, entrevistas semiestruturadas e observação em campo. Como suporte para a contextualização histórica, além dos relatos orais, realizou-se um uma revisão de literatura e o levantamento documental por meio de dossiês específicos e legislação relativa às políticas nacionais de cultura. A Análise de Conteúdo, realizada a partir das entrevistas, possibilitou a extração das unidades de registro e das unidades de contexto que identificaram os elementos definidores dos grupos para a categorização. Os grupos, de acordo com seus elementos de identidade, foram categorizados em: Bandas Cabaçais, Reisados, Penitentes, Grupos Cênico-Performáticos, Danças e Quadrilhas Juninas, dando origem à confecção de um catálogo memorialístico digital que apresenta a descrição de cada grupo juntamente com fotografias que refletem os elementos de sua identidade. Conclui-se dessa forma que produtos como o Catálogo Memorialístico dos Grupos de Tradição da Festa de Santo Antônio de Barbalha são essenciais para o registro de tradições culturais que têm como base a transmissão oral, por serem manifestações de memória e identidade que, mesmo sem grandes recursos, contribuem para a preservação e manutenção da memória coletiva.
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