O “Xeque” da Arquivologia e a ressignificação da administração no “jogo de xadrez” da informação
Palavras-chave:
Arquivologia, Administração, EducaçãoResumo
O presente memorial retrata a trajetória dentro da Arquivologia no estado da Paraíba, onde o foco se concentra na criação do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), de 2006 até o presente. O destaque especial, protagonista e coadjuvante é a ciência da Administração como meio para definição de caminhos estratégicos da história arquivística na região. Neste percurso, ensino, pesquisa e extensão se entremeiam e coadunam conjuntamente com a metáfora do “jogo de xadrez”. O “xeque” da Arquivologia conta e contextualiza o jogo de xadrez no cenário em tela. Já a Administração e o “jogo de xadrez” traz os movimentos da Administração nesse game, como suas estratégias e formas que pode vir a se ressignificar. Toda trajetória é descrita nas considerações e visões de um docente/administrador e de um administrador/docente, que integram um mesmo ser. Através do seu caminhar vislumbram-se suas relevantes contribuições para o sucesso do fazer arquivístico.
Referências
CHIAVENATO, I. História da Administração: entendendo a administração e sua poderosa influência no mundo moderno. São Paulo: Saraiva, 2009.
CHINELATO FILHO, J. A arte de organizar para informatizar. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LÉLLIS, Jimmy de Almeida; QUEIROZ, Anna Carla Silva de Queiroz. Administração aplicada à Arquivologia: um “duo-elo” necessário neste novo mundo pós-Covid-19. João Pessoa: Editora dos Autores: APCA, 2021.
MEIRA, Gibson Rocha; LÉLLIS, Jimmy de Almeida. A qualidade na escola: como estabelecer padrões para sua melhoria. João Pessoa: ETFPB, 1997.
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVA, Adelphino Teixeira de. Administração básica. São Paulo: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.