Programa Memória do Mundo

submissão de candidatura de uma série do acervo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Autores

Palavras-chave:

Memória do Mundo, série Terrorismo de Estado, descrição arquivística

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar os resultados da submissão de candidatura de parte do acervo do Movimento Justiça e Direitos Humanos ao Projeto Memória do Mundo, da Unesco. Como justificativa, apresenta a relevância do referido movimento social para a defesa dos direitos humanos, o que se reflete em seu acervo. A iniciativa de submissão da proposta, que procura responder ao questionamento sobre como defender o Movimento como potencial candidato do selo de patrimônio documental da América Latina e Caribe ao programa da Unesco, contou com metodologia composta pela análise do quadro de arranjo do Movimento, a seleção da Série Terrorismo de Estado no período da Ditadura - Cone Sul, descrição arquivística, preenchimento dos formulários pertinentes e tradução para os idiomas oficiais do edital e submissão. Conclui com considerações sobre o processo e as vantagens que a chancela do selo pode oportunizar à governança do acervo.

Biografia do Autor

Roberta Pinto Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Memória Social (2020) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural (2015) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especialista em Gestão em Arquivos (2012) pela Universidade de Santa Maria (UFSM). Graduada em Arquivologia (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta do curso de Arquivologia no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do Grupo de Pesquisa - Arquivologia e Memória: documentos e identidade.

Evelin Melo Mintegui, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Ciência da Informação (2021) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Ciências Sociais (2014), especialista em Gestão em Arquivos (2011) e graduada em Ciências Sociais (2014) e em Arquivologia (2008) pela Universidade de Santa Maria (UFSM). Professora do curso de Arquivologia no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ASSMANN, A. Espaços da recordação. Campinas: UNICAMP, 2011.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: AN, 2005. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/dicionrio_de_terminologia_arquivistica.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Brasília: Planalto, 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm. Acesso em: 16 fev. 2024.

COOK, T. O passado é prólogo: uma história das ideias arquivísticas desde 1898 e a futura mudança paradigmática. In: HEYMANN, L; NEDEL, L. Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

EDMONDSON, R. Memória do Mundo: diretrizes para salvaguarda do patrimônio documental. Paris: Unesco, 2002. Disponível em: http://mow.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Diretrizes_para_a_salvaguarda_do_patrim%C3%B4nio_documental.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

GONÇALVES, J. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998.

KETELAAR, E. (Des)construir o arquivo. In: HEYMANN, L; NEDEL, L. Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

MOVIMENTO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS. História. Porto Alegre: MJDHB: 2022. Disponível em: https://www.direitoshumanosbr.org.br/home/sobre.php. Acesso em: 16 nov. 2022.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.

TARROW, S. O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Memória do Mundo. [S.l.]: Unesco, 2022. Disponível em: http://mowlac.org. Acesso em: 20 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Medeiros, R. P., & Mintegui, E. M. (2024). Programa Memória do Mundo: submissão de candidatura de uma série do acervo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 12(1), 12–21. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4063