Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

SIRUIZ, revista de estudos linguísticos e literários fundada em 25 de novembro de 2020, publica trabalhos originais de professores e alunos de graduação vinculados à instituição de ensino superior nacional ou internacional. O objetivo principal deste periódico se concentra na publicação de trabalhos (artigos, resenhas, ensaios e capítulos de livros) que abordem de forma teórica e metodológica, estudos linguísticos e literários firmados em seus desdobramentos com as diversas áreas dos saberes. Igualmente, ficam a critério de nossa Comissão Científica definir, em seus dossiês temáticos, as especificidades sobre as áreas dos saberes que este periódico estabelece como centro de discussão com os estudos linguísticos e literários.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O trabalho é submetido à revista e, durante este processo, será avaliada, primeiramente, a adequação do trabalho às normas dispostas nas Diretrizes Para Autores; caso o trabalho não inflija nenhuma irregularidade, o trabalho poderá ser enviado para dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Editorial ou ad hoc. Assim que as duas apreciações forem positivas, a revista informa ao autor que o seu trabalho será publicado. Porém, se um dos pareceres for negativo, a revista redireciona o artigo para um terceiro pareceristas que dará o resultado final. Importante lembrar que durante a submissão, é dever do indivíduo, analisar o seu documento, a fim de que não haja nenhuma referência ao seu nome, uma vez que se for detectado a presença do nome do submissor do trabalho, este será negado imediatamente. O anonimato é um aspecto rigoroso levado a cabo por esta revista para que seja assegurada a não intromissão de influências externas sobre o parecer dos trabalhos submetidos.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

PÚBLICO-ALVO

Seu público alvo é constituido por pesquisadores, educadores, professores, alunos de graduação, pós-graduação e grupos de pesquisas que estudam e subsidiam teórico-metodologicamente ações críticas e inovadoras na área de literatura, linguística e suas interfaces interdisciplinares.

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO DE USUÁRIOS

Para se cadastrar na Siruiz, o autor (a) deve seguir as orientações abaixo:

  1. No campo “pronome de tratamento”, deixe em branco, pois facilitará a busca dos usuários cadastrados por nome e metadados;
  2. Preencha seu ORCID e a URL (endereço eletrônico da página) do seu Currículo Lattes. Caso não possua o número ORCID, cadastre-se através do link https://orcid.org/.
  3. No campo “papéis”, marque as opções que assim desejar: “Leitor”, “Autor” e/ou “Avaliador”. Apenas serão aceitos avaliadores com titulação de especialista ou maior.
  4. Ao final, clicar em “salvar”.

POLÍTICA EDITORIAL

SIRUIZ  publica trabalhos de graduandos, pesquisadores e professores de outras titularidades. Os trabalhos devem ser inéditos e podem ser escritos em português, inglês e espanhol. O original selecionado é publicado na língua nativa. Os números da revista são temáticos e os temas são divulgados com antecedência através da seção “notícias” em nossa revista. É de inteira responsabilidade do autor as citações contidas em seus trabalhos durante a submissão, e o seu aceite em nada se vincula a alguma posição ideológica da revista.

PERIDIOCIDADE DA REVISTA - SEMESTRAL (Calendário 2021)

  • Etapa I: 01 de janeiro a 31 de junho
  • Etapa II: 01 de Junho a 31 de dezembro

ESTE PERIÓDICO É VINCULADO À UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)

Endereço: R. Baraúnas, 351 - Universitário, Campina Grande - PB, 58429-500

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

POLÍTICA DE LICENCIAMENTO

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative  Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial na Siruiz – estudos linguísticos e literários.