Aplicação do Planejamento Experimental para Síntese do Poli(Succinato de Butileno) e Obtenção de Micropartículas Carregadas com Rifampicina.
Abstract
O poli(succinato de butileno) (PBS), sintetizado a partir da policondensação do ácido succínico com o 1,4-butanodiol, em duas etapas, possui biocompatibilidade e biodegradabilidade, porém ainda há poucos estudos demonstrando a aplicação deste polímero na área biomédica. O objetivo do presente trabalho foi utilizar o planejamento experimental para determinar as condições físico-químicas propícias para a síntese do PBS para a área nano tecnológica e caracterizar o tamanho e a morfologia da micropartícula pelas técnicas de Espalhamento de luz laser de baixo ângulo (LALLS) e de Microscopia eletrônica de varredura (SEM), respectivamente. Para obter as condições otimizadas de síntese do PBS foi realizado o planejamento experimental por delineamento fatorial 2k, que apresenta dois níveis de variação (níveis +1 e -1) e k fatores experimentais (X), em que os fatores experimentais escolhidos, na primeira etapa de síntese do polímero, foram a relação entre os monômeros (X1), temperatura (X2) e tempo de reação (X3); e os fatores experimentais escolhidos para a segunda etapa foram a quantidade de catalisador (X1), temperatura (X2) e tempo de reação (X3). A primeira etapa, as condições foram: relação entre os monômeros de 1:1, temperatura de 150ºC, tempo de 5 horas, sob agitação constante em atmosfera inerte de nitrogênio. A segunda etapa, as condições foram: adição de 3 gotas do catalisador tetrabutóxido de titânio, temperatura de 200ºC, tempo de 8 horas, sob agitação contínua a vácuo. A rifampicina faz parte da combinação de fármacos utilizados no tratamento da Tuberculose. Devido a biocompatibilidade do PBS, o fármaco hidrofóbico pode ser gradualmente liberado, portanto desenvolveu um sistema microencapsulado de rifampicina em PBS pelo método de evaporação do solvente, obtendo um diâmetro médio de 23,3m com morfologia de estrutura superficial esférica e porosa, porém com colapsos (rupturas). Como conclusão, o planejamento experimental foi primordial para a redução de tempo de análise e custos tratando-se da síntese do PBS, além de determinar a confiabilidade dos resultados obtidos, com rendimento de síntese do polímero PBS na faixa de 90 a 95%. Em trabalhos futuros, desenvolver-se-á um sistema copolimérico com o PBS para nanoencapsular a rifampicina, evitando o fenômeno das rupturas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 BIOFARM - Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors and co-authors retain copyright, but cede the right to first publication to the Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management (BIOFARM).
Copyright encompasses exclusive rights to reproduce and deliver the article in all form and media, including reprints, photographs, microfilms and any other similar reproductions, as well as translations. The reproduction of any part of this journal, its storage in databases and its transmission by any form or media - such as electronic, electrostatic and mechanical copies, photocopies, recordings, magnetic media, etc. - will be allowed only with a written permission from the BIOFARM.
Articles published in BIOFARM will be Open-Access articles distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (CC BY). The copyright is retained by the author(s). BIOFARM will insert the following note at the end of the published text:
© 2023 by the authors; licensee BIOFARM, Campina Grande, Brazil. This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution License (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).