A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:
ALGUMAS REFLEXÕES
Keywords:
Exploração, Educação Superior, Precarização, competências, PandemiaAbstract
O objetivo deste texto centra-se na busca pela apreensão dos determinantes que conformam a exploração do trabalho docente pela via da precarização no contexto de contrarreforma da Educação Superior no Brasil. Tentando, assim, compreender em que condições de trabalho se efetiva esta precarização e quais são as competências demandas nesta conjuntura de crise estrutural do sistema capitalista e de luta pela legitimação no campo da dominação hegemônica.
References
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
ARCARY, Valério. Os abismos regressivos da história: anotações sobre a crise econômica internacional (2008-2011). In: Crítica e Sociedade: revista de cultura política. V.1, n.3, Edição Especial - Dossiê: A crise atual do capitalismo, dez. 2011. ISSN: 2237-0579.
ALVES, G. Trabalho e Subjetividade – O “espírito do toyotismo” na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.
BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perca de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Lei das Diretrizes e bases da Educação. Brasília:___. Disponível em: www.ministeriodaeducação.gov.br. Acesso em: 19 de novembro de 2012.
_______. Plano Nacional da Educação. Brasília: 2000. Disponível: www.ministeriodaeducação.gov.br. Acesso em:19 de novembro de 2012.
_______. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Reuni: Relatório, Brasília: 2009. Disponível:
www.ministeriodaeducação.gov.br. Acesso em: 19 de novembro de 2012.
________. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretária de Orçamento
Federal. Orçamento Federal ao Alcance de todos: Projeto de lei orçamentária anual LOA. Brasília, 2012.
BRAZ; Marcelo. Capitalismo, crise e lutas de classes contemporâneas: questões e polêmicas. In: Revista Serviço Social e Sociedade. Cortez: São Paulo, nº111, 2012.
BRETTAS, Tatiana. A Mercantilização no Ensino Superior: uma análise da ‘Reforma ‘Universitária no governo Lula. In: Serviço Social na conta corrente: lutas, direitos e políticas sociais. Fernanda Marques de Queiroz, Gláucia Helena Araújo Russo, Sâmya Rodrigues Ramos (org.). Mossoró/RN. Edições UERN, 2010.
CASTELO, Rodrigo. O novo-desenvolvimentismo e a decadência ideológica do estruturalismo latino-americano. In: Oikos. Rio de janeiro: UERJ, nº 1, 2009.
COGGIOLA, Osvaldo. Fome, capitalismo e programas sociais compensatórios: Histórico e análise comparada da experiência brasileira. Mimeo, 2009.
GONÇALVES, Reinaldo. Governo lula e o nacional-desenvolvimentismo às avessas. In: Revista economistas. Ano II nº 8, 2011.
GUERRA, Yolanda. A formação frente aos desafios da intervenção e das atuais configurações do ensino público, privado e a distância. In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2010, p.715-736.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2007.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
LEMOS, Denise Vieira da Silva. Alienação no trabalho docente? O professor no centro da contradição. Salvador, 2007.p.223 (Tese de doutorado).
LESSA, Sérgio. Para compreender a ontologia de Luckas. 3ª ed. Editora Unijuí, 2007.
LUKÁCS; G. Ontologia dell’Essere Sociale. Roma:Riuniti, 1976-1981.
MARX, Karl. A lei Geral da Acumulação Capitalista. In: O capital – Crítica da economia política. São Paulo, Nova Cultura, 1996.
MARANHÃO, Cezar Henrique. O “novo” ciclo ideológico do desenvolvimento: a reconstrução do projeto político burguês e as estratégias de desenvolvimento econômico e social no Brasil. 2009. 374f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE.
MÉSZÀROS, Istvan. Para Além do Capital: Rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. 1ªed. São Paulo, Editora da UNICAMP/Boitempo Editorial, maio de 2002.
______________. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
______________. Desemprego e precarização: um grande desafio para a esquerda. In: ANTUNES, R. (org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.
______________. A Crise Estrutural do Capital. São Paulo: Boitempo, 2009.
MOTA, Ana Elizabete. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo: Cortez, 1995 e 2008.
_____________. A centralidade da assistência social na seguridade social brasileira nos anos 2000. In: O Mito da Assistência Social: ensaios sobre Estado, Política e Sociedade. 3. ed. Recife:EDUFPE,2009.
_______. Seguridade Social Brasileira: desenvolvimento histórico e tendências recentes. In: Serviço Social e Saúde. São Paulo: Cortez, 2006.
MOTA, A. E.; AMARAL, A. S. do; PERUZZO, J. F. In: MOTA, A. E. (org.). O novo desenvolvimentismo e as políticas sociais na América Latina In: As ideologias da contrarreforma e o Serviço Social. Recife: editora universitária UFPE, 2010.
OLIVEIRA; Ramon. A (des) qualificação da educação profissional brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.
OLIVEIRA; Francisco. Hegemonia às avessas. Revista Piauí, 2012.
PINTO, J. M. R. O Financiamento da Educação no governo Lula. São Paulo. Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2009.
SANTOS, Silvana Mara de Morais. O CFESS na defesa das condições de trabalho e do projeto ético político profissional. In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2010, p.695-714.
TONET, Ivo. Educação, Cidadania e emancipação humana. Maceió: EDUFAL. Disponível em: www.sergiolessa.com. Acesso em: 18 de novembro de 2012. S/d.
VALE, Sobral Erlenia. A reprodução do ideário neoliberal no cotidiano acadêmico: reiterações e resistências do trabalho docente na UECE. Recife, 237 folhas, 2012. (Tese de Doutorado).
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.