A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:

ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Milena Gomes Medeiros UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Exploração, Educação Superior, Precarização, competências, Pandemia

Resumo

O objetivo deste texto centra-se na busca pela apreensão dos determinantes que conformam a exploração do trabalho docente pela via da precarização no contexto de contrarreforma da Educação Superior no Brasil. Tentando, assim, compreender em que condições de trabalho se efetiva esta precarização e quais são as competências demandas nesta conjuntura de crise estrutural do sistema capitalista e de luta pela legitimação no campo da dominação hegemônica.

Biografia do Autor

Milena Gomes Medeiros, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Milena Gomes Medeiros - E-mail: milenagmedeiros@yahoo.com.br

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ARCARY, Valério. Os abismos regressivos da história: anotações sobre a crise econômica internacional (2008-2011). In: Crítica e Sociedade: revista de cultura política. V.1, n.3, Edição Especial - Dossiê: A crise atual do capitalismo, dez. 2011. ISSN: 2237-0579.

ALVES, G. Trabalho e Subjetividade – O “espírito do toyotismo” na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perca de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL. Lei das Diretrizes e bases da Educação. Brasília:___. Disponível em: www.ministeriodaeducação.gov.br. Acesso em: 19 de novembro de 2012.

_______. Plano Nacional da Educação. Brasília: 2000. Disponível: www.ministeriodaeducação.gov.br. Acesso em:19 de novembro de 2012.

_______. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Reuni: Relatório, Brasília: 2009. Disponível:

www.ministeriodaeducação.gov.br. Acesso em: 19 de novembro de 2012.

________. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretária de Orçamento

Federal. Orçamento Federal ao Alcance de todos: Projeto de lei orçamentária anual LOA. Brasília, 2012.

BRAZ; Marcelo. Capitalismo, crise e lutas de classes contemporâneas: questões e polêmicas. In: Revista Serviço Social e Sociedade. Cortez: São Paulo, nº111, 2012.

BRETTAS, Tatiana. A Mercantilização no Ensino Superior: uma análise da ‘Reforma ‘Universitária no governo Lula. In: Serviço Social na conta corrente: lutas, direitos e políticas sociais. Fernanda Marques de Queiroz, Gláucia Helena Araújo Russo, Sâmya Rodrigues Ramos (org.). Mossoró/RN. Edições UERN, 2010.

CASTELO, Rodrigo. O novo-desenvolvimentismo e a decadência ideológica do estruturalismo latino-americano. In: Oikos. Rio de janeiro: UERJ, nº 1, 2009.

COGGIOLA, Osvaldo. Fome, capitalismo e programas sociais compensatórios: Histórico e análise comparada da experiência brasileira. Mimeo, 2009.

GONÇALVES, Reinaldo. Governo lula e o nacional-desenvolvimentismo às avessas. In: Revista economistas. Ano II nº 8, 2011.

GUERRA, Yolanda. A formação frente aos desafios da intervenção e das atuais configurações do ensino público, privado e a distância. In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2010, p.715-736.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2007.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.

LEMOS, Denise Vieira da Silva. Alienação no trabalho docente? O professor no centro da contradição. Salvador, 2007.p.223 (Tese de doutorado).

LESSA, Sérgio. Para compreender a ontologia de Luckas. 3ª ed. Editora Unijuí, 2007.

LUKÁCS; G. Ontologia dell’Essere Sociale. Roma:Riuniti, 1976-1981.

MARX, Karl. A lei Geral da Acumulação Capitalista. In: O capital – Crítica da economia política. São Paulo, Nova Cultura, 1996.

MARANHÃO, Cezar Henrique. O “novo” ciclo ideológico do desenvolvimento: a reconstrução do projeto político burguês e as estratégias de desenvolvimento econômico e social no Brasil. 2009. 374f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE.

MÉSZÀROS, Istvan. Para Além do Capital: Rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. 1ªed. São Paulo, Editora da UNICAMP/Boitempo Editorial, maio de 2002.

______________. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

______________. Desemprego e precarização: um grande desafio para a esquerda. In: ANTUNES, R. (org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.

______________. A Crise Estrutural do Capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

MOTA, Ana Elizabete. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo: Cortez, 1995 e 2008.

_____________. A centralidade da assistência social na seguridade social brasileira nos anos 2000. In: O Mito da Assistência Social: ensaios sobre Estado, Política e Sociedade. 3. ed. Recife:EDUFPE,2009.

_______. Seguridade Social Brasileira: desenvolvimento histórico e tendências recentes. In: Serviço Social e Saúde. São Paulo: Cortez, 2006.

MOTA, A. E.; AMARAL, A. S. do; PERUZZO, J. F. In: MOTA, A. E. (org.). O novo desenvolvimentismo e as políticas sociais na América Latina In: As ideologias da contrarreforma e o Serviço Social. Recife: editora universitária UFPE, 2010.

OLIVEIRA; Ramon. A (des) qualificação da educação profissional brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.

OLIVEIRA; Francisco. Hegemonia às avessas. Revista Piauí, 2012.

PINTO, J. M. R. O Financiamento da Educação no governo Lula. São Paulo. Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2009.

SANTOS, Silvana Mara de Morais. O CFESS na defesa das condições de trabalho e do projeto ético político profissional. In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2010, p.695-714.

TONET, Ivo. Educação, Cidadania e emancipação humana. Maceió: EDUFAL. Disponível em: www.sergiolessa.com. Acesso em: 18 de novembro de 2012. S/d.

VALE, Sobral Erlenia. A reprodução do ideário neoliberal no cotidiano acadêmico: reiterações e resistências do trabalho docente na UECE. Recife, 237 folhas, 2012. (Tese de Doutorado).

Arquivos adicionais

Publicado

10-08-2023

Como Citar

MEDEIROS, M. G. A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:: ALGUMAS REFLEXÕES. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 94–114, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2448. Acesso em: 22 nov. 2024.