PROGRAMA ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL (PEDG):

ESTUDO AVALIATIVO NO CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO CEARÁ (HEMOCE)

Autores

  • Marcos Antonio Martins Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Denize de Melo Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Julia de Souza Firmeza UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Desenvolvimento gerencial, Educação corporativa, Avaliação educacional

Resumo

O presente artigo objetiva avaliar o Programa Estratégico de Desenvolvimento Gerencial (PEDG) empreendido no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Nesse contexto, pretende-se desvelar a importância das ações educativas promovidas na referida organização, com o intuito de ocasionar melhorias eficazes nos processos e programas desenvolvidos na instituição. Esse processo constitui-se como contínuo e essencial para o desenvolvimento da organização supracitada. Cabe, pois, considerar os módulos educacionais com vistas ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e resultados que permeiam o processo de gestão empreendido. A metodologia de avaliação aplicada no presente programa educacional fundamenta-se no primeiro nível de avaliação de Kirkpatrick (1998), isto é, o nível de reação, segundo a percepção avaliativa de todos os participantes em relação às seguintes estruturas de avaliação: (I) programa; (II) coordenação do curso pelo HEMOCE; (III) apoio logístico; (IV) autoavaliação; (V) facilitador; e (VI) elogios, críticas e sugestões. Considerou-se como produto da ação educativa realizada na organização a estruturação de um programa de desenvolvimento gerencial, por meio de ações concretas através de quatro projetos aplicativos, aliando os conhecimentos teórico-práticos às especificidades e aos desafios da organização pesquisada.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Marcos Antonio Martins Lima marcoslimaiag@gmail.com

Denize de Melo Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Denize de Melo Silva

Julia de Souza Firmeza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Julia de Souza Firmeza

Referências

BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz? São Paulo: Loyola, 2012.

BOOG, G. Manual de treinamento e desenvolvimento. São Paulo: Makron Books, 2000.

CARVALHO, M. do S. de. Gestão organizacional estratégica: a questão dos recursos humanos e do desenvolvimento gerencial. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 29, nº 1, p. 70-77, 1995.

CUNHA, M. V. John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Anais... 23ª Reunião Anual da ANPEd, no GT História da Educação, nº 17, 2001.

DEWEY, J. Experiência e educação. Trad. Renata Gaspar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

DUTRA, J. S. Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2009.

FARES, J. A.; BUSCH, M. Desenvolvimento de dirigentes. In: BOOG, G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. São Paulo: MAKRON, 1994.

FARIA, L.; RURATO, P.; SANTOS, N. Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral. ISPA: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, v. 18, nº 2, p. 203-219, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Terra e Paz, 2014.

GENTILI, P.; BENCINI, R. Para aprender e desenvolver competências. Revista Nova Escola, São Paulo, nº 135, set. 2000.

IAGEE. Instituto de Avaliação, Gestão & Educação. Descrição da metodologia PEDG – Programa Estratégico de Desenvolvimento Gerencial, 2009. Manual de metodologia.

KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. 16. ed. Trad. Noemy Rudolfer. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

KIRKPATRICK, D. Evaluating Training Programs: the four levels. 2. ed. São Francisco: BERRETT-KOEHLER, 1998.

KNOWLES, M. S. Designs for adults learning. Alexandria: American Society for Training and Development, 1995.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate periperal participation. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1990.

LIMA, M. A. M. Avaliação de programas educacionais em organizações: contrato de avaliação e indicadores de aproveitamento. Fortaleza: UFC, 2005.

__________. Autoavaliação e desenvolvimento institucional na educação superior: projeto aplicado em cursos de administração. Fortaleza: UFC, 2008.

LIMA, M. A. M.; CRUZ, R. C. de A.; MARINHO, G. S. Avaliação do curso de especialização em educação infantil: experiência no Estado do Ceará. In: SILVA, K.; CRUZ, R.; CRUZ, S. (Orgs.). Práticas pedagógicas na educação infantil. Fortaleza: UFC, 2014.

MOURA, M. C. C. de; BITENCOURT, C. C. A articulação entre estratégia e o desenvolvimento de competências gerenciais. RAE: Revista da FGV-EAESP, v. 5, nº 1, Art. 3, jan/jun. 2006.

OLIVEIRA, L. M. de; VENTURA, P. C. S. A prática da aprendizagem por projetos em três óticas distintas. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, nº 2, p. 22-28, 2005.

REGO, T. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 23. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

REIS, G. G. Avaliação 360 graus: um instrumento de desenvolvimento gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os Professores e a sua Formação. 3. ed. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1997.

SHINODA, A. C. M. et al. Um estudo sobre a utilização de andragogia no ensino de pós-graduação em administração. REGE: Revista de Gestão, São Paulo, v. 21, nº 4, p. 509-524, 2014.

SILVA, G. S.; TAHIM, A. P. V. de O.; LIMA, M. A. M. Modelo Estrutural Sistêmico de Avaliação: Experiência na Formação de Educadores para Educação Infantil. Anais... III CONAVE. Congresso Nacional de Avaliação em Educação. set. 2014. Disponível em: <http://wwwp.fc.unesp.br/Home/conave3/gabrielle-silva.pdf>. Acesso em: 25 jun.2018.

STAKE, R. E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Edit.). Handbook of qualitative research. [S. l.]: SAGE Publications, 1994.

VIANNA, H. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

Arquivos adicionais

Publicado

31-08-2023

Como Citar

LIMA, M. A. M.; SILVA, D. de M.; FIRMEZA, J. de S. PROGRAMA ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL (PEDG):: ESTUDO AVALIATIVO NO CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO CEARÁ (HEMOCE). QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 22–42, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2599. Acesso em: 22 nov. 2024.