A “TERCEIRA MARGEM” EPISTEMOLÓGICA: O ENTRELUGAR DO GIRO DECOLONIAL NA TEORIA EDUCACIONAL

O ENTRELUGAR DO GIRO DECOLONIAL NA TEORIA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48098/refiedi.v2i1.278

Palavras-chave:

terceira margem. epistemologia. educação. giro decolonial

Resumo

Este artigo busca utilizar o conceito deleuziano de rizoma para estabelecer paralelos entre a visão da epistemologia dentro da educação e da pedagogia utilizando-se como base teórica os estudos de Andery (1988), Saviani (2007) e Moraes (2009) expondo a questão da ciência e da produção de conhecimento dentro da prática educacional pedagógica e chegar ao giro decolonial dentro da teoria educacional. A partir da análise do conto de Guimarães Rosa e da canção de Milton Nascimento e Caetano Veloso, ambos intitulados “Terceira Margem do Rio”, faz-se necessário abordar, inicialmente, como se dá a epistemologia e o que ela pretende abordar e responder; para que, consecutivamente, seja possível compreendê-la dentro da educação, alcançando a “risca terceira” do giro decolonial epistemológico no pensamento educacional. Com uma metodologia de entrecruzamento de ideias e concepções, conclui-se que alcançar a terceira margem do pensamento rizomático, a partir da perspectiva do giro decolonial, ajuda-nos a atingir um entrelugar da aliança.

Biografia do Autor

Carolline Septimio, UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina

É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA- 2007), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na linha Currículo, Epistemologia e História da Universidade Federal do Pará (UFPA- 2012) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- (PPGE-2019) na linha Educação, Comunicação e Tecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- 2015). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores (INCLUDERE/UFPA) e do Observatório em Rede "Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual" em parceria com a UNIVALI, UFRRJ e UDESC. Discute temáticas que abordam a acessibilidade, educação inclusiva, formação de professores, saberes docentes e práticas escolares. Tem experiência em Formação de Professores e Assessoramento Técnico das escolas públicas. É servidora efetiva no cargo Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará- (SEDUC-PA). É Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico- (NAP) da Faculdade Estácio.

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Publicado

2021-03-24

Como Citar

Septimio, C. (2021). A “TERCEIRA MARGEM” EPISTEMOLÓGICA: O ENTRELUGAR DO GIRO DECOLONIAL NA TEORIA EDUCACIONAL: O ENTRELUGAR DO GIRO DECOLONIAL NA TEORIA EDUCACIONAL. REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA, A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES, 2(1). https://doi.org/10.48098/refiedi.v2i1.278

Edição

Seção

Artigos