O SOM DO CAPITAL:
UMA ANÁLISE SOBRE A MERCADORIA “SONOROMUSICAL”
Keywords:
Exploração do trabalho, Informalidade, Mercadoria “sonoromusical”, Música, Trabalhador musicalAbstract
Este trabalho objetiva entender as relações sociais de produção da música enquanto mercadoria em
seu processo de feitura a partir da exploração do trabalhador musical. Tomando por base as reflexões
presentes em O Capital, de Marx, busca-se compreender os valores de uso e de troca da mercadoria
musical, sua equivalência e valor relativo, bem como sua fetichização a partir da abstração das relações
materiais que a concebem. Através da experiência como músico em Campina Grande – PB e da coleta de
relatos de artistas locais, busca-se compreender as dinâmicas sociais que conferem valor à mercadoria
musical a partir das relações de exploração dos músicos e artistas. As conclusões demonstram a
informalidade estrutural no campo da arte, o processo de flexibilização dos cachês pagos convertidos
em couvert, a simplificação das estruturas musicais que permitem a ampliação da reprodutibilidade em
escala industrial. Mais do que uma manifestação das pulsões artísticas humanas, a música entendida
como produto industrializado revela as bases materiais do modo de (re)produção do capital e sua
frenética busca por ampliar-se, atingindo níveis mais altos de acumulação por meio de sua artealização.
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