O SOM DO CAPITAL:

UMA ANÁLISE SOBRE A MERCADORIA “SONOROMUSICAL”

Autores

  • Tiago Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Exploração do trabalho, Informalidade, Mercadoria “sonoromusical”, Música, Trabalhador musical

Resumo

Este trabalho objetiva entender as relações sociais de produção da música enquanto mercadoria em
seu processo de feitura a partir da exploração do trabalhador musical. Tomando por base as reflexões
presentes em O Capital, de Marx, busca-se compreender os valores de uso e de troca da mercadoria
musical, sua equivalência e valor relativo, bem como sua fetichização a partir da abstração das relações
materiais que a concebem. Através da experiência como músico em Campina Grande – PB e da coleta de
relatos de artistas locais, busca-se compreender as dinâmicas sociais que conferem valor à mercadoria
musical a partir das relações de exploração dos músicos e artistas. As conclusões demonstram a
informalidade estrutural no campo da arte, o processo de flexibilização dos cachês pagos convertidos
em couvert, a simplificação das estruturas musicais que permitem a ampliação da reprodutibilidade em
escala industrial. Mais do que uma manifestação das pulsões artísticas humanas, a música entendida
como produto industrializado revela as bases materiais do modo de (re)produção do capital e sua
frenética busca por ampliar-se, atingindo níveis mais altos de acumulação por meio de sua artealização.

Biografia do Autor

Tiago Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Professor da Rede Pública de Ensino da Paraíba.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Alves, T. F. (2022). O SOM DO CAPITAL: : UMA ANÁLISE SOBRE A MERCADORIA “SONOROMUSICAL”. REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA, A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES, 1(1), 44–57. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REFIEDI/article/view/1041