AFRICANIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MANAUS: AVANÇOS E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.48098/refiedi.v2i1.240Keywords:
Palavras chaves: Lei 10.639/03. Escola. Currículo. Educação integral antirracista.Abstract
Resumo: A Lei 10.639/03 depositou diante do universo docente o desafio de propalar o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, numa perspectiva contrária a visão eurocêntrica predominante até então. Cabia às Secretarias de Educação subsidiar as escolas, o que exigia formação de equipes aptas ao processo, bem como compreensão da lei e mudanças nas concepções de currículo e práxis dos/as educadores/as. O presente artigo vem apresentar justamente a caminhada da Secretaria Municipal de Educação no Município de Manaus/SEMED/MANAUS quanto a inserção dos temas nas documentações. Apresenta a construção de uma Proposta Pedagógica Curricular/PPC, alinhada a lei. Contudo, traz a reflexão de que a mudança realizada na PPC é um avanço, mas não é garantia de disseminação de atitudes e conhecimentos necessários para a formação integral antirracista dos estudantes. A SEMED/MANAUS, reconhece que é necessário a mudança de postura dos educadores, por isso desde a implantação da referida PPC, realiza oficinas, formações e demais ações pertinentes a temática. Dessa forma conjectura-se que o trabalho dos/as professores tem caminhado na perspectiva da formação integral antirracista dos estudantes.
Palavras chaves: Lei 10.639/03. Escola. Currículo. Educação integral antirracista.
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2017. Seção 1, p. 27833.
_____. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
_____. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais e para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF, 2004.
_____. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular/BNCC. Brasília, DF, 2013. Disponível em: Acesso em: < http://basenacional
comum.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 ago. 2020.
______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília. 2013.
CORTELLA, Mario Sergio. Pensar bem nos faz bem. Petrópolis, RJ: 11ª impressão, Vozes,2015.
________Nós e a Escola: agonias e alegrias. Petrópolis, RJ: Vozes,2018.
D’ADESKY, J. Pluralismo étnico e multiculturalismo: racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.
GOMES, Nilma Lino. Indagações do currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: Identidade Nacional versus Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SACRISTÁN, Gimeno J. O Currículo: reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SEMED. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica Anos Iniciais. Manaus, 2014.
SEMED. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica Anos finais. Manaus, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 RELEASE MAGAZINE - PHILOSOPHY, EDUCATION AND THEIR INTERFACES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.