ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM DIREÇÃO A CIDADANIA
Palavras-chave:
Etnomatemática, Educação Financeira, CidadaniaResumo
Este estudo traz resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e a Professora de Matemática Regente da turma, de uma escola pública municipal situada na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. Esta pesquisa orientada pela perspectiva do Programa Etnomatemática, buscou auxiliar os alunos participantes, no desenvolvimento da Educação Financeira, direcionada para a sua formação cidadã com a utilização, principalmente, das produções de Freire, D’Ambrosio e Rosa e Orey como referencial teórico. Esta investigação está embasada em uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados para a análise dos dados coletados, por meio de codificações preliminares da codificação aberta e, também, pela identificação de categorias conceituais da codificação axial. Contudo, para este artigo, estão dispostos apenas alguns dos resultados obtidos no Questionário Inicial realizado com os alunos participantes desta pesquisa.
Referências
ALVES, G. M. As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8.º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Matemática. Ouro Preto, MG: UFOP, 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, 23 de dezembro de 2010. Seção 1, p.7-8. Brasília, DF: Ministério da Educação – MEC, 2010.
BRASIL. Estratégia Nacional da Educação Financeira - ENEF. Governança. Brasília, DF: CONEF, 2017. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/governanca/?doing_wp_cron=1658104870.8193130493164062500000. Acesso em 05 de agosto de 2022.
BRASIL. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação - MEC, 2018.
CORBIN, J. M.; STRAUSS, A. Basics of qualitative research: grounded theory procedures and techniques. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc., 1990.
CORDEIRO, A. S. D. Cidadania, democracia e sociedade de comunicação. Dissertação de Mestrado em Ciência. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Covilhã, Portugal: Política da Universidade Portuguesa da Beira Interior, 2012.
CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. Dissertação de Mestrado. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.
D’AMBROSIO, U, Educação matemática da teoria à prática. Coleção perspectivas em educação matemática. 17a. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6ª Ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2020.
FIEL, M. V. Um olhar entre educação matemática e cidadania: a matemática financeira sobre a perspectiva da etnomatemática. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. São Paulo, SP: PUC - SP, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 68ª Ed. São Paulo, SP: Paz e Terra Ltda, 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª Edição. São Paulo, SP: Atlas,1999.
KISTEMANN JÚNIOR, M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Tese de Doutorado. Instituto de Geociências de Ciências Exatas. Rio Claro, SP: Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2011.
LUCENA, I. C. R. Novos portos a navegar: por uma educação etnomatemática. In: MOREY, B. B. (Ed.). Etnomatemática e práticas profissionais. Coleção Introdução à Etnomatemática. Volume 3. Natal, RN: UFRN, 2004. pp. 51-81.
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. Thousand Oaks, CA: Sage Publications,1994.
OECD. National strategies for financial education: oecd/infe policy handbook. Paris, France: OCDE, 2015.
RAIMUNDI, M. P. V. Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática. Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2019.
ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English language learners (ELL) students: the case of mathematics. Doctorate dissertation. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento - CSUS, 2010.
ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática:
delinenando-se um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, v. 19, n. 26, p. 19-48,
ROSA. M.; OREY, D. C. Influências etnomatemáticas em salas de aula: caminhando para a ação pedagógica. Curitiba, PR: Appris Editora, 2017.
ROSA, M; OREY, D. C. Um ensaio teórico para discutir as conexões entre literacia, literacia financeira e educação financeira. In: KISTEMANN, M; ROSA, M; OREY, D. C. (Orgs.). Educação Financeira, olhares, incertezas e possibilidades. São Paulo, SP: Editora Akademy, 2021. pp. 51-72.