ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM DIREÇÃO A CIDADANIA

Autores

  • Gabriel Mapa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Milton Rosa

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Financeira, Cidadania

Resumo

Este estudo traz resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e a Professora de Matemática Regente da turma, de uma escola pública municipal situada na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. Esta pesquisa orientada pela perspectiva do Programa Etnomatemática, buscou auxiliar os alunos participantes, no desenvolvimento da Educação Financeira, direcionada para a sua formação cidadã com a utilização, principalmente, das produções de Freire, D’Ambrosio e Rosa e Orey como referencial teórico. Esta investigação está embasada em uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados para a análise dos dados coletados, por meio de codificações preliminares da codificação aberta e, também, pela identificação de categorias conceituais da codificação axial. Contudo, para este artigo, estão dispostos apenas alguns dos resultados obtidos no Questionário Inicial realizado com os alunos participantes desta pesquisa. 

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Publicado

2024-03-18