UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ETNOMATEMÁTICOS DE ESTUDANTES SURDOS QUE SE COMUNICAM EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

Autores

  • Rodrigo Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Milton Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Palavras-chave:

Alunos Surdos, Cultura Surda, Etnomatemática, Libras, Registros Etnomatemáticos

Resumo

Neste artigo, analisamos alguns registros etnomatemáticos, produzidos por alunos Surdos, obtidos em uma pesquisa
de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa
Etnomatemática. Para tanto, delineamos o perfil dos participantes, bem como uma breve descrição da Teoria Fundamentada
nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo e, em seguida, evidenciamos
a relação da Etnomatemática com a Cultura Surda por meio dos jargões e dos procedimentos utilizados pelos alunos Surdos
ao estudarem os conteúdos matemáticos relacionados à Educação Financeira. Apresentamos, também, as diferentes formas
de sinalizar um mesmo conteúdo matemático e as barreiras comunicativas geradas por essas diferenciações dos sinais. Os
resultados obtidos nesse estudo mostram que a Etnomatemática contribuiu para o entendimento e a conscientização das
características da Cultura Surda e de suas relações com a matemática escolar.

Biografia do Autor

Rodrigo Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Mestre em Educação Matemática, Fundação Pedro Leopoldo, Belo Horizonte, Brasil.

Milton Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Doutor em Educação, Liderança Educacional, UFOP, Ouro Preto, Brasil.

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Publicado

2022-06-10