UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ETNOMATEMÁTICOS DE ESTUDANTES SURDOS QUE SE COMUNICAM EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

Authors

  • Rodrigo Carlos Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Milton Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Keywords:

Alunos Surdos, Cultura Surda, Etnomatemática, Libras, Registros Etnomatemáticos

Abstract

Neste artigo, analisamos alguns registros etnomatemáticos, produzidos por alunos Surdos, obtidos em uma pesquisa
de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa
Etnomatemática. Para tanto, delineamos o perfil dos participantes, bem como uma breve descrição da Teoria Fundamentada
nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo e, em seguida, evidenciamos
a relação da Etnomatemática com a Cultura Surda por meio dos jargões e dos procedimentos utilizados pelos alunos Surdos
ao estudarem os conteúdos matemáticos relacionados à Educação Financeira. Apresentamos, também, as diferentes formas
de sinalizar um mesmo conteúdo matemático e as barreiras comunicativas geradas por essas diferenciações dos sinais. Os
resultados obtidos nesse estudo mostram que a Etnomatemática contribuiu para o entendimento e a conscientização das
características da Cultura Surda e de suas relações com a matemática escolar.

Author Biographies

Rodrigo Carlos Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Mestre em Educação Matemática, Fundação Pedro Leopoldo, Belo Horizonte, Brasil.

Milton Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Doutor em Educação, Liderança Educacional, UFOP, Ouro Preto, Brasil.

References

D’AMBROSIO, U. Ação pedagógica e etnomatemática como marcos conceituais para o ensino de

matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação matemática. São Paulo, SP: Moraes, 1994.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Editora Ática,

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica,

FELIPE, T. A. LIBRAS em contexto: curso básico. Livro do estudante. Brasília, Ministério Da Educação/

Secretaria de Educação Especial, 2008.

FERREIRA, A. B. H. Miniaurélio Século XXI Escolar: O Minidicionário da língua portuguesa. Rio de

Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago,

IL.: Aldine, 1967.

KLIMA, E. S.; BELLUGI, U. The signs of language. Cambridge, MA: Harvard Universiy Press, 1979.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão promove a justiça. Revista Nova Escola Online. São Paulo, SP: Abril, 2009.

Disponível em: http://acervo.novaescola.org.br/formacao/maria-teresa-egler-mantoan-424431.shtml.

Acessado em 12 de Março de 2017.

MONTEIRO, A.; POMPEU JR., G. A matemática e os temas transversais. São Paulo, SP: Editora Moderna,

PERLIN, G. T. História dos Surdos. Florianópolis, SC: UDESC/CEAD, 2002.

PINHEIRO, R. C. Contribuições do programa etnomatemática para o desenvolvimento da educação

financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras. Dissertação de Mestrado. Departamento de

Educação Matemática. Ouro Preto, MG: UFOP, 2017.

PINHEIRO, R. C; ROSA, M. O Programa Etnomatemática como uma Ação Pedagógica para o Desenvolvimento

da Educação Financeira de Alunos Surdos que se comunicam em Libras. Revista Latinoamericana de

Etnomatemática, 10(3), 181-200, 2017.

QUADROS, R. M.; PERLIN G. T. T. Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.

ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English

Language Learners (ELL) students: the case of mathematics. Tese de Doutorado. College of Education.

Sacramento, CA: California State University, Sacramento - CSUS, 2010.

ROSA, M.; OREY, D.C. A modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento

matemático. BOLEMA, v. 26, n. 42A, p. 261-290, 2012.

SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus, AM: INEP, 2006.

SAMOVAR, L. A.; PORTER, R. E. Communication between cultures. Beijing, China: Foreign Language

Teaching and Research Press, 2000.

SKLIAR, C. Educação e exclusão: abordagens sócio antropológicas em educação especial. Porto Alegre, RS:

Mediação, 2004.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis. Editora UFSC. 2008.

Published

2022-06-10