PROPONDO UM CURRÍCULO TRIVIUM FUNDAMENTADO NAS PERSPECTIVAS DA ETNOMATEMÁTICA E DA MODELAGEM
Palavras-chave:
Literacia, Materacia, Numeracia, Tecnoracia, Currículo Trivium.Resumo
Existe a necessidade da proposição de um currículo baseado na etnomatemática que encoraje os professores
na identificação das práticas de ensino e aprendizagem e as suas ações pedagógicas. O objetivo geral
desse trabalho teórico é discutir a proposta pedagógica fundamentada no currículo Trivium proposto por
D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades
escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade
que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a
capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor
modelos matemáticos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia
é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na
resolução desses problemas. Nesse currículo, a numeracia também desempenha um papel importante
para o seu desenvolvimento.
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