PROPONDO UM CURRÍCULO TRIVIUM FUNDAMENTADO NAS PERSPECTIVAS DA ETNOMATEMÁTICA E DA MODELAGEM

Authors

  • Milton Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Daniel Clark OreyDaniel Clark Orey UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Keywords:

Literacia, Materacia, Numeracia, Tecnoracia, Currículo Trivium.

Abstract

Existe a necessidade da proposição de um currículo baseado na etnomatemática que encoraje os professores
na identificação das práticas de ensino e aprendizagem e as suas ações pedagógicas. O objetivo geral
desse trabalho teórico é discutir a proposta pedagógica fundamentada no currículo Trivium proposto por
D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades
escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade
que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a
capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor
modelos matemáticos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia
é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na
resolução desses problemas. Nesse currículo, a numeracia também desempenha um papel importante
para o seu desenvolvimento.

References

BANDEIRA, F. A.; LUCENA, I. C. R. Etnomatemática e práticas sociais. Coleção Introdução à Etnomatemática.

Natal, RN: UFRN, 2004.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto,

CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições

da abordagem dialógica da etnomodelagem. Dissertação de Mestrado. Departamento de Educação

Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.

DAMAZIO, A. Especifidades conceituais da matemática da atividade extrativa do carvão. Coleção

Introdução à Etnomatemática. Natal, RN: UFRN, 2004.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo, SP: Editora Ática, 1990.

D’AMBROSIO, U. Resumo das aulas dadas no curso virtual sobre etnomatemática na UVLA. Universidade

Virtual Latinoamericana. São Paulo, SP: Site Oficial do Ubiratan D’Ambrosio, 1998. Disponível em <

sites.google.com/site/etnomath/18>>. Acesso em 06/02/2018.

D’AMBROSIO, U. Literacy, matheracy, and technoracy: a trivium for today. Mathematical Thinking and

Learning, v. 1, n. 2, p. 131-53, 1999.

D’AMBROSIO, U. General remarks on ethnomathematics. ZDM, v. 33, n. 3, p. 67-69, 2001.

D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-120,

D’AMBROSIO, U. Peace, social justice, and ethnomathematics. The Montana Mathematics Enthusiastic,

Monograph 1, p. 25-34, 2007a.

D’AMBROSIO. U. The role of mathematics in educational systems, ZDM, v. 39, n. 1-2, p. 173-181, 2007b.

D’AMBROSIO, U. Educação numa era de transição. Revista Matemática & Ciência, v. 1, n. 1, p. 8-18, 2008.

D’AMBROSIO, U.; D’AMBROSIO, B. S. The role of ethnomathematics in curricular leadership in mathematics

education. Journal of Mathematics Education at Teachers College, v. 4, p. 19–25, 2013.

DUARTE, C. G. Implicações curriculares a partir de um olhar sobre o mundo da construção civil. In KNIJNIK,

G., WANDERER, F., OLIVEIRA, C. J. (Eds.), Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa

Cruz do Sul, RS., Brazil: EDUNISC, 2004. pp. 195-215.

FELLMAN, J. D., GETIS, A.; GETIS, J. Human geography: landscapes of human activities. Chicago, IL:

McGraw Hill, 1990.

FERREIRA, E. S. Etnomatemática: uma proposta metodológica. Rio de Janeiro, RJ: MEM/USU, 1997.

FONSECA, M. C. F. R. Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo, SP: Editora Global, 2004.

GERDES, P. On culture, geometrical thinking and mathematics education. In POWELL, A. B.;

FRANKENSTEIN, M. (Eds.). Ethnomathematics: challenging Eurocentrism in mathematics education.

Albany, NY: State University of New York, 1997. pp. 223-247.

HUXLEY, J. S. Evolution, cultural and biological. Yearbook of Anthropology. Chicago, IL: University of Chicago,

JABLONKA, E. Mathematical literacy. In A. Bishop, M. A. Clements, C. Keitel, J. Kilpatrick, & F. Leung (Eds.).

Second international handbook of mathematics education. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer, 2003. pp.

-102.

KEENGWE, J. Handbook of research on virtual training and mentoring of online instructors. Hershey, PA:

IGI Clobal, 2018.

KIM, B.; REEVES, T.C. Reframing research on learning with technology: in search of the meaning of cognitive

tools. Instructional Science, v. 35, n. 3, p. 207-256, 2007.

KNIJNIK, G. (1996). Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre, RS.,

Brazil: Editora Artes Médicas.

MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete comunicação assíncrona. Dicionário Interativo da Educação Brasileira

- Educabrasil. São Paulo, SP: Midiamix, 2001.

MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não de um acerto de contas. Rio de Janeiro,

RJ: DP&A, 2002.

PINHEIRO, R. C. Contribuições do programa etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira

de alunos Surdos que se comunicam em Libras. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto,

MG: Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

PONTE, J. P. As novas tecnologias e a educação. Lisboa, Portugal: Texto Editora, 1997.

RIOS, D. P. Primero etnogeometría para seguir con etnomatemática. In DOMITE, M. C. S. (Ed.), Anais do

Primeiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática – CBEm-1. São Paulo, SP: FE-USP, 2000. pp. 367-375.

ROSA, M.; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! BOLEMA, v. 16, n. 20, p. 1-16, 2003.

ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando-se um caminho para

a ação pedagógica. BOLEMA, v. 19, n. 26, p. 19–48, 2006.

ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices.

Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 3, p. 58-67, 2010.

ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling as a research theoretical framework on ethnomathematics and

modelling. JUME - Journal of Urban Mathematics Education, v. 6, n. 2, p. 62-80, 2013.

ROSA, M.; OREY, D. C. A trivium curriculum for mathematics based on literacy, matheracy, and technoracy:

an ethnomathematics perspective. ZDM, v. 47, n. 4, p. 587-598, 2015.

SKOVSMOSE. O. Traveling through education. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2005.

TREFFERS, A.; GOFFREE, F. Rational analysis of realistic mathematics education: the Wiskobas program.

In STREEFLAND, L. (Ed.). Proceedings of the 9th annual conference of the International Group for the Psychology

of Mathematics Education. Volume 2. Utrecht, The Netherlands: PME, 1985. pp. 97-121.

TURNER, R. Exploring mathematical competencies. Research Developments, v. 24, Summer, p. 3-7, 2010-

WILSON, R.J. Introduction to graph theory. 4th Ed. Essex, England: Addison Wesley, 1996.

ZEVENBERGEN, R. Citizenship and numeracy: implications for youth, employment and life beyond

school yard. Quadrante, v. 11, n. 1, p. 29-39, 2002.

Published

2022-06-10