MODELAGEM MATEMÁTICA ONLINE: temas matemáticos, poderes naturais e estratégias pedagógicas

Authors

Abstract

Assumimos como objetivo investigar que/como interações apareceram entre estudantes, mediador e conteúdos matemáticos, durante o desenvolvimento síncrono da tarefa Caminhando com Carol no ambiente online VMTcG. A tarefa foi desenvolvida no curso “Interações e Estratégias de Modelagem no ambiente VMTcG”, em 2018. Os encontros síncronos no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra contou com a participação de graduandos do curso de Matemática. Os dados foram produzidos pelos graduandos no ambiente online permitindo posterior acesso aos chats, às construções feitas no quadro branco e às construções feitas no GeoGebra. Para análise dos dados utilizamos as quatro fases de análise de chats. Os resultados encontrados indicam que características da tarefa de Modelagem Matemática e a condução (estratégias) adotada pelo mediador repercutiram no uso de poderes matemáticos pelos estudantes e no aparecimento e uso de temas matemáticos, ambos podendo ser ampliados ou contraídos pelos espaços de interações do VMTcG.

Author Biographies

Roberta Braga, Universidade Federal do Pará- UFPA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2002); Especialização em Metodologia da Educação Superior pela Universidade do Estado do Pará(2005); Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto em Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (2009;2015). Atualmente é professora Adjunta, matemática aplicada, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Tratamento do erro, ModeIagem Matemática e Teoria da Atividade de Engeström. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (GEMM/IEMCI) e coordena Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (CUNCAST/UFPA).

Adilson Espírito Santo, Universidade Federal do Pará- UFPA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1975), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica e Otimização, atualmente dedica-se a área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática. 

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Published

2023-09-27