MODELAGEM MATEMÁTICA ONLINE: temas matemáticos, poderes naturais e estratégias pedagógicas
Resumo
Assumimos como objetivo investigar que/como interações apareceram entre estudantes, mediador e conteúdos matemáticos, durante o desenvolvimento síncrono da tarefa Caminhando com Carol no ambiente online VMTcG. A tarefa foi desenvolvida no curso “Interações e Estratégias de Modelagem no ambiente VMTcG”, em 2018. Os encontros síncronos no ambiente online Virtual Math Teams com GeoGebra contou com a participação de graduandos do curso de Matemática. Os dados foram produzidos pelos graduandos no ambiente online permitindo posterior acesso aos chats, às construções feitas no quadro branco e às construções feitas no GeoGebra. Para análise dos dados utilizamos as quatro fases de análise de chats. Os resultados encontrados indicam que características da tarefa de Modelagem Matemática e a condução (estratégias) adotada pelo mediador repercutiram no uso de poderes matemáticos pelos estudantes e no aparecimento e uso de temas matemáticos, ambos podendo ser ampliados ou contraídos pelos espaços de interações do VMTcG.
Referências
ALMEIDA, L. M. W. de; SILVA, K. P. da; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O Método nas Ciências sociais. In: ALVESMAZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 2 ed, 1999.
BADGER M. S., SANGWIN C. J., HAWKES T. O., BURN R. P., MASON J., POPE S. Teaching Problem-solving in Undergraduate Mathematics. Coventry, England: Coventry University, 2012.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros pro-fessores. 2001. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geoci-ências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Rio Claro, 2001.
BASSANEZI, R. C. Temas e modelos. Campinas, SP: UFABC, 2012.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Pau-lo: Livraria da Física, 2016.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994
BRITO, dos D. S.; OLIVEIRA, C. F.; MILANI, C. S. A ‘Escolarização’ do Espaço Vi-vido nas Atividades de Modelagem com Geometria: Uma Compreensão Sob a Perspec-tiva Fenomenológica. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Mate-mática- SIPEM, 2015, Pirenópolis/GO, Anais... Pirenópolis/GO, 2015.
BURAK, D. Modelagem matemática e a sala de aula. In: Encontro Paranaense de Mo-delagem em Educação Matemática, 1, 2004, Londrina/PR, Anais... Londrina/PR, 2004.
CARMO, H. & FERREIRA, M. Metodologia da investigação: guia para autoaprendi-zagem. Lisboa: Universidade Aberta, 2008.
DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cader-nos de Educação (45), 57-67. 2013.
DRESCH, A; LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design Science Rese-arch: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
FOSTER C., GALLIGAN L., MACKRELL K., MASON J., MELVILLE A., PIGGOTT J., RODD M., WATSON A. Freedom and Constraint. Mathematics Teaching, 191, June, 2005. p. 37-40.
JOHNSTON-WILDER, S.; MASON, J. Developing Thinking In Geometry. USA: SAGE, 2005.
MASON, J. Combining Geometrical Transformations: a meta-mathematical narrative. In: ZAZKIS R.; HERBST P (Eds). Scripting approaches in mathematics education: Mathematical dialogues in research and practice. Switzerland: Springer International, 2018. p. 21-52.
MASON, J. Making Use of Children’s Powers to Produce Algebraic Thinking. In J. Kaput, D. Carraher & M. Blanton (Eds.) Algebra in the Early Grades. Lawrence Erl-baum. New York, 2008. p57-94.
MASON, J. Hyper-learning from hyper-teaching: what might the future hold for learn-ing mathematics from & with electronic screens? Interactive Educational Multime-dia 14, 2007. p19-39. (refereed e-journal) 14 (April)
MASON, J. A Phenomenal Approach to Mathematics. Paper presented at Working Group 16, ICME, Copenhagen, 2004.
MASON, J. BURTON, L. & STACEY, K. Thinking Mathematically, Addison Wes-ley, London, 1982.
MASON, J., & JOHNSTON-WILDER, S. Designing and using mathematical tasks. Milton Keynes, England: Open University Press, 2004.
MENEZES, R. O. Modelagem Matemática Online: temas matemáticos, poderes na-turais e estratégias pedagógicas. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Mate-mática e Científica, Belém, 2021, 185 f.
MENEZES, R. O.; BAIRRAL, M. A. Interações em um ambiente de aprendizagem on-line e síncrono: que tarefa propor com o GeoGebra?. Revista Paradigma, v. 41 (Nº Extra 2), 2020. p. 277-304.
MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em Edu-cação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOUZA, R. M. de; BAIRRAL, M. A. Acessar ou Interagir? Uma Análise em Discipli-nas da Licenciatura em Matemática no Cederj. EAD em Foco, v. 6, p. 39-49, 2016.