EDITORIAL
Palavras-chave:
EDITORIALResumo
Temos o prazer de apresentar, como Editores Convidados, a Edição de 2017.1,
Volume 6, cuja temática é “A Geometria na Formação de Professores de Matemática
no Brasil.” Ela aponta algumas pesquisas relevantes que estão sendo realizadas no
ensino dessa área da Matemática.
A Edição consta de nove artigos, de renomados pesquisadores do Brasil, de
Portugal, Peru e Moçambique, a saber. No primeiro, Iris Aparecida Custódio e Adair
Mendes Nacarato apresentam um recorte de uma pesquisa partindo da perspectiva
histórico-cultural para a discussão sobre a elaboração conceitual, significações,
aprendizagem e desenvolvimento na constituição do pensamento geométrico,
especialmente na mobilização de conceitos de retângulo e paralelepípedo, por
estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental. No mesmo nível de escolaridade,
Cristina Loureiro, Sílvia Castro, Teresa Pereira e Cecília Guerra trazem resultados de
experiências didáticas realizadas em Portugal, nas quais foram realizadas atividades
interdisciplinares na formação de educadores de infância e primeiro ciclo do Ensino
Básico, com o objetivo de estabelecer ligação entre Matemática e Educação Artística
utilizando as simetrias.
O terceiro artigo, de Ana Maria Martensen Roland Kaleff, apresenta um
resumo da constituição das disciplinas relacionadas às Geometrias (euclidiana e
não euclidianas) nos currículos dos Cursos de Matemática da Universidade Federal
Fluminense, resultados de pesquisas realizadas por mais de vinte anos sobre sólidos
geométricos elementares, o que proporciona uma análise do papel destas disciplinas
no desenvolvimento dos saberes do futuro professor. Nesta mesma linha, Lilian Nasser
relata pesquisa visando formação de professores de Matemática na conscientização
da necessidade de explorar tarefas geométricas na Escola Básica, com o intuito de
desenvolver pensamento dedutivo, em que licenciandos são convidados a analisar e dar
notas a diferentes argumentos apresentados por estudantes do Ensino Fundamental a uma questão de Geometria. Na sequência, Jacinto Ordem e Saddo Ag Almouloud
apresentam pesquisa envolvendo alunos de Licenciatura em Matemática da Beira e
Nampula, região norte de Moçambique, com relação à análise de concepções de prova
e demonstração em Geometria Plana. Os resultados da pesquisa mostraram que os
sujeitos mostraram problemas de ensino e aprendizagem quanto a demonstrações
nessa área, na Universidade Pedagógica de Moçambique.
José Carlos Pinto Leivas apresenta no sexto artigo uma investigação didática
realizada em um programa de mestrado durante uma disciplina de Geometria, a
qual teve por objetivo investigar o tema quadriláteros, utilizando uma metodologia
de ensino embasada na Investigação Matemática. Ao utilizar recursos didáticos
como faixas coloridas de diversos dimensões, os estudantes deveriam estabelecer
conjecturas e posteriores comprovações ou rejeições. Os resultados mostraram
algumas dificuldades nos processos imaginativos no desenvolvimento de habilidades
visuais.
Débora Regina Wagner e Cláudia Regina Flores trazem o artigo “Nas travessias
de uma formação de professores, a emergência de Geometria”, no qual apresentam
como desenvolveram, por meio de oficinas, uma formação para professores que
ensinam Matemática no Ensino Fundamental, relacionando Matemática e Arte por
meio de imagens, a fim de que os professores pudessem desenvolver atividades
matemáticas em sala de aula.
Também envolvendo professores da rede pública, em Mato Grosso, Eberson
Trevisan e José Luiz Magalhães de Freitas analisam propostas didáticas de trabalhos
elaborados pelos professores a serem empregados em aulas de Matemática envolvendo
Geometria, e constataram que as produções tendem a valorizar o emprego efetivo
das provas empíricas.
Por fim, o último artigo versa sobre o ensino de volume a partir de processos de
articulação entre Geometria e Álgebra, decorrente da investigação feita por Maria José
Ferreira da Silva, Cecília Gaita e Jesus Victoria Flores Salazar, em projeto envolvendo professores do Peru e do Brasil pertencentes a um grupo de pesquisa envolvendo
os dois países. Os resultados mostraram que, em ambos os países, os professores
envolvidos no projeto estavam habituados a trabalhar apenas com cálculos algébricos
em detrimento de outros.
Acreditamos que esta edição possa oferecer subsídios importantes para
pesquisas em Geometria, bem como oportunizar ideias aos professores para aplicar
atividades diferenciadas em sala de aula.
Editores convidados:
José Carlos Pinto Leivas – UNIFRA-RS
Sergio Lorenzato- UNICAMP
Referências
Editores convidados:
José Carlos Pinto Leivas – UNIFRA-RS
Sergio Lorenzato- UNICAMP