“Parafuso e fluido em lugar de articulação”: o homem contemporâneo e a “perda do sentido de si” na obra musical de Pitty

Autores

  • Egberto Guillermo Lima Vital Universidade Estadual da Paraíba
  • Ricardo Soares da Silva Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

homem contemporâneo, crise de identidade, ciborgue, neobarroco

Resumo

Este estudo investiga o Barroco como um ponto de convergência estética e cultural na literatura brasileira contemporânea, com foco na obra de Pitty e seu diálogo com a estética do século XVII. A análise recai sobre o álbum Admirável Chip Novo (2004), em que se observam elementos barrocos que expressam uma busca de identidade refletida na crise de sentido do homem moderno. Essa crise se agrava com a incerteza trazida pela evolução da inteligência artificial e a ameaça de substituição humana pela máquina, simbolizada pela figura do ciborgue. O trabalho explora, assim, como o indivíduo contemporâneo luta para afirmar sua singularidade em um contexto de identidades fragmentadas e em constante conflito. A pesquisa se fundamenta em teóricos como Stuart Hall (2006), Omar Calabrese (1999), Irlemar Chiampi (1998) e Donna Haraway (2000).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Guillermo Lima Vital , E., & Soares da Silva, R. (2022). “Parafuso e fluido em lugar de articulação”: o homem contemporâneo e a “perda do sentido de si” na obra musical de Pitty. SOCIOPOÉTICA, 2(24), 42–57. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/SOCIOPOETICA/article/view/3866

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