O ornitorrinco da prosa de Moacyr Scliar

Autores

  • Egberto Guillermo Lima Vital Universidade Estadual da Paraíba
  • Bruno Santos Melo Universidade Estadual da Paraíba
  • Tatiane Pereira Fernandes Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Moacyr Scliar, conto, crônica, inespeificidade, prosa contemporânea

Resumo

O presente artigo investiga a hibridização de gêneros literários na obra de Moacyr Scliar, com foco na fusão entre conto e crônica. Inspirada pela metáfora de Juan Villoro (2023), que associa a crônica a um “ornitorrinco” no contexto da prosa, devido à sua natureza híbrida e inespecífica, a pesquisa destaca características como economia narrativa, brevidade e construção de personagens em três narrativas do escritor: Trem Fantasma, Manual do Pequeno Terrorista e Pequena História de um Cadáver. O estudo dialoga com teóricos como Haroldo de Campos (1979), Ítalo Calvino (1990), Wanderlan Alves (2019; 2022) e Júlio Cortázar (2006), demonstrando como a obra de Scliar reflete uma perspectiva em que a hibridização não denota indefinição, mas uma estratégia criativa que redefine os limites da posa contemporânea brasileira, configurando uma proposta narrativa singular no contexto latino-americano.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Guillermo Lima Vital , E., Santos Melo , B., & Pereira Fernandes, T. (2023). O ornitorrinco da prosa de Moacyr Scliar. SOCIOPOÉTICA, 2(25), 26–33. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/SOCIOPOETICA/article/view/4111

Edição

Seção

Artigos