O ornitorrinco da prosa de Moacyr Scliar
Palavras-chave:
Moacyr Scliar, conto, crônica, inespeificidade, prosa contemporâneaResumo
O presente artigo investiga a hibridização de gêneros literários na obra de Moacyr Scliar, com foco na fusão entre conto e crônica. Inspirada pela metáfora de Juan Villoro (2023), que associa a crônica a um “ornitorrinco” no contexto da prosa, devido à sua natureza híbrida e inespecífica, a pesquisa destaca características como economia narrativa, brevidade e construção de personagens em três narrativas do escritor: Trem Fantasma, Manual do Pequeno Terrorista e Pequena História de um Cadáver. O estudo dialoga com teóricos como Haroldo de Campos (1979), Ítalo Calvino (1990), Wanderlan Alves (2019; 2022) e Júlio Cortázar (2006), demonstrando como a obra de Scliar reflete uma perspectiva em que a hibridização não denota indefinição, mas uma estratégia criativa que redefine os limites da posa contemporânea brasileira, configurando uma proposta narrativa singular no contexto latino-americano.
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