Funcionalidades de um software livre de automação de bibliotecas

uma avaliação do Biblivre

Autores

  • Jorge Luiz Cativo Alauzo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
  • Danielle Lima Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Tatiana Brandão Fernandes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Biblivre, Avaliação de funcionalidades, Software de automação de bibliotecas

Resumo

A pesquisa trata da avaliação das principais funcionalidades do Biblivre enquanto software de automação de bibliotecas. Enumera características utilizadas nesse sistema no âmbito de bibliotecas que o adotam no estado do Amazonas, identificando e avaliando cinco grupos de funcionalidades existentes no software biblivre. Metodologicamente refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório descritivo a partir adaptação de duas listas propostas na literatura por Cortê (2002) e Café, Santos e Macedo (2001) acerca da avaliação de softwares de bibliotecas. Estabelece por meio de um survey com questões abertas e fechadas, um mecanismo de elaboração de formulários eletrônicos do google docs para coleta de dados junto a profissionais que fazem uso desse sistema. Totaliza uma pesquisa com 10% desses profissionais em um universo de 41 bibliotecas do estado que adotam o software. Resulta na avaliação de cinco grupos de funcionalidades do sistema Biblivre, apresentando algumas recomendações importantes aos desenvolvedores e profissionais que pretendam adotá-lo ou buscam esclarecimentos necessários sobre seus aspectos técnicos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Cativo Alauzo, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Bibliotecário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Danielle Lima Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Bibliotecária da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Especialista em Administração e Gestão do Conhecimento pela UNINTER. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Tatiana Brandão Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora efetiva do curso de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Ciência da Comunicação pela UFAM. Especialista em Monitoramento e Inteligência Competitiva pela UFAM. Graduada em Biblioteconomia pela UFAM.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13596: Tecnologia de Informação - Avaliação de Produto de Software - Características de Qualidade e Diretrizes para o seu Uso. Rio de Janeiro: ABNT, 1996. (Versão brasileira da Norma ISO/IEC 9126, 1991).

CAFÉ, L.; SANTOS, C.; MACEDO, F. Proposta de um método para escolha de software de automação de bibliotecas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 70-79, mai./ago. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n2/6213.pdf>. Acesso em: 11 out. 2012.

CÔRTE, Adelaide Ramos et al. Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos: uma visão do cenário nacional. 2.ed. São Paulo: Polis, 2002.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Paradigmas modernos em ciência da informação: em usuários, coleções, referência e informação. São Paulo: Polis, 1999. (Coleção Palavra-Chave, 10)

McCARTHY, Cavan Michael; NEVES, Fernanda Ivo. Levantamento geral da automação de bibliotecas no Brasil. Revista Biblioteconomia de Brasília, v. 18, n.2, p. 51-57 jul./dez. 1990.

MANUAL do Biblivre. Disponível em: <http://www.biblivre.org.br>. Acesso em: 21 abr. 2014.

OHIRA, Maria Lourdes Blatt. Automação de bibliotecas: utilização do Microisis. Ciência da Informação, Brasília, v. 21, n. 3, p. 233-37, set./dez. 1992.

ORTEGA, Cristina Dotta. Introdução ao MicroISIS. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2002. v. 1.

RODRIGUES, Anielma Maria Marques; PRUDÊNCIO, Ricardo Bastos Cavalcante. Automação: a inserção da biblioteca na tecnologia da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 5, n. 1/2. 2009. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/3944/3109 > Acesso em: 28 set. 2013.

ROSETTO, Márcia. Uso do Protocolo Z39.50 para recuperação da informação em redes eletrônicas. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, 1997. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651997000200004.>. Acesso em: 01 abr. 2012.

ROWLEY, J. Informática para bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1994.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Alauzo, J. L. C., Silva, D. L., & Fernandes, T. B. (2024). Funcionalidades de um software livre de automação de bibliotecas: uma avaliação do Biblivre. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 2(2), 23–43. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3897