Competências e campos emergentes para atuação de bibliotecários
Palavras-chave:
Campo de atuação profissional, Mercado de trabalho, Competência profissional, BibliotecárioResumo
O artigo tem o objetivo de relacionar as principais competências ligadas a campos emergentes de atuação que podem ser ocupados por bibliotecários. Para o alcance desse objetivo, identifica e relaciona a partir de fontes da literatura impressa e eletrônica, aspectos e definições sobre alguns campos de atuação não tradicionais e autores que associam competências relativas a esses campos. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória - investigando melhor o tema - e bibliográfica já que pretende levantar à luz da literatura os principais materiais já publicados em livros, teses e dissertações, eventos nacionais e publicações eletrônicas da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Analisando os resultados, traçou-se um breve panorama relacionando as principais competências exigidas na atuação dos bibliotecários nos seguintes campos não-tradicionais: a) Editoração eletrônica e seus aspectos envolvendo o conteúdo digital; b) Consultoria informacional para auxiliar gestores na busca de informações de qualidade e apoiar a tomada de decisão; c) Docência e a necessidade de atuação de um profissional diferenciado e com domínio de estratégias pedagógicas no processo de ensino aprendizagem; d) Implementação e gestão de repositórios digitais e a gama de atividades envolvendo a presença proativa do bibliotecário na implementação de políticas, na definição de metadados, direitos autorais e processos técnicos que culminam com o autoarquivamento e disponibilidade de diferentes tipos de materiais; e) Empresas de comércio eletrônico que surgem como mecanismos permitindo a oferta e comercialização de produtos e serviços, gerando renda extra e traçando um perfil do bibliotecário em um ambiente digital. Conclui-se que embora existam frentes de trabalho nas quais os bibliotecários possam atuar, são inúmeras as competências necessárias a esses profissionais a partir do advento das tecnologias e das mudanças no ciclo de produção informacional.
Referências
ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves; CAMPELLO, Bernadete. Belo Horizonte. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 178-193, jul./dez., 2005. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2/150>. Acesso em: 12 ago. 2016.
ALBERTIN, Luiz Albertin. Comércio Eletrônico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ARAÚJO, Rita de Cássia Pereira de; CARVALHO, Andréa Vasconcelos. Consultoria informacional: campo de trabalho emergente para o profissional da informação. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIENCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 14., 2010, São Luiz. Anais eletrônicos... São Luís: UFMA, 2010. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/CONSULTORIA%20INFORMACIONAL%20campo%20de%20trabalho%20emergente%20para%20o%20profissional%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o.pdf >. Acesso em: 09 dez. 2016.
BAPTISTA, Sofia Galvão. Profissional da informação, autônomo ou empresário, novas perspectivas de mercado de trabalho. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 91-98, jan./jun. 2000. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/550/467>. Acesso em: 12 ago. 2016.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competências na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. ETD - Educação Temática Digital, v. 6, n. 2, p. 27-42, 2005. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/download/772/787>. Acesso em: 15 dez. 2017.
BERTACHINI, Maria de Lurdes. O docente de Biblioteconomia: construindo sua auto-imagem. Informação & Informação, Londrina (PR), v. 1, n. 1, p. 41-44, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1619/1373>. Acesso em: 14 ago. 2016.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n° 4.084 de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Brasília: Congresso Nacional, 1962. Disponível em: <http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/LEGIS/CLT/Profis_regul/L4084_62.html>. Acesso em: 08 ago. 2016.
CAMPELO, Bernadete. Letramento Informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208 f. Tese (Doutorado em Biblioteca Escolar) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <http://www.eci.ufmg.br/gebe/>. Acesso em: 12 mar. 2016.
CONTI, Daiana Lindaura; PINTO, M. C. C.; DAVOK, D. F. O perfil do bibliotecário empreendedor. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 27-46, jan./jun., 2009. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/650/718>. Acesso em: 15 jun. 2015.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/viewFile/1016/1071>. Acesso em: 15 jun. 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009.
MAIMONE, Giovana; TÁLAMO, Maria de Fatima. A atuação do bibliotecário no processo de editoração de periódicos científicos. Revista ACB, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 301-321, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/522/659>. Acesso em: 12 ago. 2016.
MEADOWS, Arthur Jack; LEMOS, Antônio Agenor Briquet de. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos/livros, 1999.
MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação. Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a12v33n2.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2017.
MOTA, F. R. L.; OLIVEIRA, M. de. Formação e atuação profissional. In: OLIVEIRA, M. de (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
PAULA, Rejane Sales Lima; SPUDEIT, Daniela; ALAUZO, Jorge Luiz Cativo. A biblioteca como protagonista na era digital: a atuação dos bibliotecários frente às tecnologias. In: CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, 12., 2015, Salvador. Anais... Salvador: ICI/EDUFBA, 2015. p. 458-471. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18051/1/ANAIS%20DO%20XII%20CINFORM%20ANO%202015.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2016.
PEREIRA, M. J. L. B. Na cova dos leões: o consultor como facilitador do processo decisório empresarial. São Paulo: Makron Books, 1999.
PEREIRA, Vanessa Ferreira Rodrigues; SPUDEIT, Daniela. A atuação do bibliotecário em empresas de comércio eletrônico. In: CBBD – Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 16., 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: FEBAB, 2015. Disponível em: <http://sisconev.com.br/Uploads/CBBD15/Trab14400195420150330_000000.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2017.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
_______. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao. Reexame de competências. HSM Management, v. 17, p. 40-46, 1999. Disponível em: <http://www.mettodo.com.br/pdf/Reexame%20de%20Competencias.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ROMEIRO, Nathália Lima; SPUDEIT, Daniela. A formação do bibliotecário empreendedor com foco na gestão de serviços de informação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DAFESPSP, 3., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: FESPSP, 2014. Disponível em: <http://www.fespsp.org.br/seminario2014/anais/GT5/1_A%20FORMACAO_DO_BIBLIOTECARIO.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2017.
SANTA ANNA, Jorge; PEREIRA, Gleice. Ampliando o campo de atuação bibliotecária: o bibliotecário como consultor informacional. Revista ACB, v. 19, n. 2, p. 163-173, 2014. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewFile/956/pdf_96>. Acesso em: 19 fev. 2017.
SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Gestão do conhecimento. In: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE AGENTES DE INOVAÇÃO E DIFUSÃO TECNOLÓGICA, 17., 2001, Brasília, DF. Procedings... Brasília, DF: IBICT, 2001, p. 44-50. Disponível em: <http://www.ibict.br/curso.php?id=377>. Acesso em: 11 jan. 2017.
SANTOS, Ângela Maria Medeiros Martins; GIMENEZ, Luiz Carlos Perez. O comércio eletrônico através da Internet. BNDES Setorial, n. 7, p. 57-77, mar. 1998. Disponível em: <http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2989>. Acesso em: 12 dez. 2016.
SAYÃO, Luis et al (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. In: MARCONDES, Henrique; SAYÃO, Luis Fernando. Software livres para repositórios institucionais: alguns subsídios para a seleção. Salvador: EdUFBA, 2009.
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. (Fortaleza, CE). Perfil de negócio: escritório, consultoria e assessoria. Fortaleza: SEBRAE, 1996. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2016.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecários especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005.
SPECIAL LIBRARIES ASSOCIATION. Competências para os bibliotecários do século 21. 1996. Tradução de: Competencies for Special Librarians of the 21st Century. Disponível em: <http://bibliodata.ibict.br/geral/docs/padronizacao.pdf>. Acesso em: 21 out. 2010.
SPUDEIT, Daniela. Licenciatura em Biblioteconomia: história, formação, atuação e desafios para uma nova profissão. In: PRADO, Jorge do (Org.). Ideias emergentes em Biblioteconomia. São Paulo: FEBAB, 2016. p. 20-25. Disponível em: <https://ideiasemergentes.files.wordpress.com/2016/03/ideiasemergentesembiblioteconomia2.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.
TARGINO, Maria das Graças; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; PAIVA, Maria José Rodrigues. Repositórios institucionais brasileiros: entre o sonho e a realidade. FSA, Teresina, v. 11, n. 1, p. 117-133, jan./mar. 2014. Disponível em:
<http://www4.fsanet.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/320>. Acesso em: 19 dez. 2016.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli, Florianópolis, Brasil, n. 9, p. 16-28, 2000. Disponível em: <http://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2000v5n9p16/5058>. Acesso em: 13 nov. 2016.
VALERIO, Palmira Moriconi. Espelho da ciência: avaliação do Programa Setorial de Publicações em Ciência e Tecnologia da FINEP. Rio de Janeiro, Brasília: FINEP, IBICT, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.