A Iniciação Científica na Universidade Federal do Amazonas

um estudo do perfil e das perspectivas dos discentes de Biblioteconomia que ingressaram no PIBIC entre os anos de 2010 a 2012

Autores

  • Tatiana Brandão Fernandes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Amanda de Queiroz Bessa Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Edinara Sobrinho da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Perfil acadêmico, PIBIC, UFAM

Resumo

Trata de um artigo que aponta o perfil e as perspectivas dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas que realizaram Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), entre os anos de 2010 a 2012. Para isto, identifica e caracteriza o perfil desses discentes, investigando diversos aspectos inerentes a essa participação acadêmica no processo de iniciação científica. Evidencia ainda o importante papel das universidades e das agências de fomento enquanto instrumentos de cooperação e estímulo para a promoção da iniciação científica. Metodologicamente a pesquisa trata de um estudo bibliográfico e de campo, tendo caráter exploratório-descritivo e uma natureza quali-quantitativa. Utilizou-se como técnica de coleta um questionário com 25 questões abertas e fechadas aplicadas aos discentes do Curso de Biblioteconomia da UFAM com projetos de PIBIC aprovados entre esse período. Resulta na caracterização do perfil e na apresentação de algumas perspectivas dos graduandos de Biblioteconomia, dos diversos períodos da Universidade Federal do Amazonas, que durante suas jornadas acadêmicas, desenvolveram a pesquisa científica na graduação. Conclui que quanto antes o discente se interessa pelo desenvolvimento da pesquisa, envolvendo-se no âmbito científico, inúmeros são os benefícios agregados à sua formação e maiores são as chances de se somarem competências necessárias para o aumento de seu senso crítico, para seu melhor relacionamento com a docência na Universidade, para uma reflexão mais precisa acerca da solução de problemas que lhe envolvem e, também, uma visão mais humanística e participativa com quem interage durante a graduação.

Biografia do Autor

Tatiana Brandão Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora do curso de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Ciências da Comunicação e Especialista em Monitoramento e Inteligência Competitiva pela UFAM.

Amanda de Queiroz Bessa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Edinara Sobrinho da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Estagiária na biblioteca do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Referências

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Fernandes, T. B., Bessa, A. de Q., & Silva, E. S. da. (2024). A Iniciação Científica na Universidade Federal do Amazonas: um estudo do perfil e das perspectivas dos discentes de Biblioteconomia que ingressaram no PIBIC entre os anos de 2010 a 2012. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 1(2), 54–74. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4067