A Representação da imagem do profissional arquivista na filmografia

Autores

  • Marcos Araújo Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Amanda de Queiroz Bessa Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Carla Mara Silva e Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Marcieli Brondani de Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Imagem - Arquivista, Teoria das Representações Sociais, Perfil do arquivista, Filmografia

Resumo

Apresenta a imagem do profissional arquivista veiculada nos filmes cinematográficos, tomando como base a Teoria das Representações Sociais – TRS, a qual exprime por meio dos fazeres e práticas deste profissional, uma visão impregnada de estereótipos, alicerçada nas competências técnicas do arquivista. Destaca a utilização da técnica de análise de conteúdo para se elencar as categorias que foram objetos de análise, a saber: a) atuação do profissional arquivista; b) imagens na formação de opiniões; c) o perfil do arquivista; e d) representações sociais. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, exploratória, qualitativa, com o universo representado pelos filmes cinematográficos que continham a presença do arquivista e o critério da amostra, os filmes produzidos na última década do século XX e anos iniciais do século XXI. Dessa forma, os filmes elencados foram: Em nome do Pai e Erin Brockovich – uma mulher de talento, nos quais as variáveis contidas nas categorias: atuação do profissional arquivista, imagens na formação de opiniões, o perfil do arquivista, representações sociais, foram analisadas mediante o conteúdo expresso nas mensagens veiculadas nos filmes cinematográficos. Concluiu-se que o arquivista retratado apresenta uma visão estereotipada do profissional, à medida que sua atuação nos filmes selecionados, está estritamente ligada às competências técnicas, o que se contrapõe ao papel do arquivista da contemporaneidade.

Biografia do Autor

Marcos Araújo Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Estagiário do Ministério Público do Estado do Amazonas. Graduando do curso de Arquivologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Amanda de Queiroz Bessa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

 

Professora assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Carla Mara Silva e Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora auxiliar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduada em Arquivologia e em e em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Marcieli Brondani de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora auxiliar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

ADOROCINEMA: Erin Brockovich: uma mulher de talento. 2015. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-23980/>. Acesso em: 03 mar. 2013.

ADOROCINEMA: Em Nome do Pai. 2015. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-9430/>. Acesso em: 03 mar. 2013.

ARRUDA, Angela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

BRASIL. Lei n. 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>. Acesso em: 10 abr. 2013.

COSTA, Alessandro Ferreira; LIMA, Eliane Bezerra. A representação do arquivista em obras de ficção: perspectivas do profissional sob o olhar do cinema e da televisão. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 103-119, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/12586/7503>. Acesso em: 03 fev. 2013.

COSTA, Jean Henrique. A atualidade da discussão sobre a indústria cultural em Theodor W. Adorno. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 2, p. 135-154, maio/ago., 2013. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/3103/2364>. Acesso em: 21 ago. 2015.

EM NOME do Pai. Direção: Jim Sheridan. Produção: Jim Sheridan. Roteiro: Terry George, Jim Sheridan. Estados Unidos: Universal Pictures, 1993. 1 DVD (132min).

ERIN Brockovich: uma mulher de talento. Direção: Steve Soderbergh. Produção: Danny De Vito, Michael Shamberg, Stacey Sher. Roteiro: Susannah Grant. Estados Unidos: Sony Pictures, 2000. 1 DVD (131min).

HACK NETO, Eduardo; GÂNDARA, José Emanuel G. “Uma imagem vale mais por mil palavras”: paradoxos da mídia cinema e a paisagem ofertada pelo Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/r4-3007-1.pdf>. Acesso em: 21ago. 2015.

JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

REIS, Sebastiana Lindaura de; BELLINI, Marta. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 33, n. 2, p. 149-159, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/10256/pdf>. Acesso em: 21 ago. 2015.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

SCHELLEMBERG, Theodore Roosevelt. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

SILVA, Ellen Fernanda Gomes da; SANTOS, Suely Emilia de. O impacto e a influência da mídia sobre a produção da subjetividade. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL, 15., 2009, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: ABRAPSO, 2009. p. 1-7. Disponível em: <http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/447.%20o%20impacto%20e%20a%20influ%CAncia%20da%20m%CDdia.pdf>. Acesso em: 09 set. 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Silva, M. A., Bessa, A. de Q., Silva, C. M. S. e, & Souza, M. B. de. (2024). A Representação da imagem do profissional arquivista na filmografia. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 2(1), 15–30. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3895