A Representação da imagem do profissional arquivista na filmografia
Palavras-chave:
Imagem - Arquivista, Teoria das Representações Sociais, Perfil do arquivista, FilmografiaResumo
Apresenta a imagem do profissional arquivista veiculada nos filmes cinematográficos, tomando como base a Teoria das Representações Sociais – TRS, a qual exprime por meio dos fazeres e práticas deste profissional, uma visão impregnada de estereótipos, alicerçada nas competências técnicas do arquivista. Destaca a utilização da técnica de análise de conteúdo para se elencar as categorias que foram objetos de análise, a saber: a) atuação do profissional arquivista; b) imagens na formação de opiniões; c) o perfil do arquivista; e d) representações sociais. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, exploratória, qualitativa, com o universo representado pelos filmes cinematográficos que continham a presença do arquivista e o critério da amostra, os filmes produzidos na última década do século XX e anos iniciais do século XXI. Dessa forma, os filmes elencados foram: Em nome do Pai e Erin Brockovich – uma mulher de talento, nos quais as variáveis contidas nas categorias: atuação do profissional arquivista, imagens na formação de opiniões, o perfil do arquivista, representações sociais, foram analisadas mediante o conteúdo expresso nas mensagens veiculadas nos filmes cinematográficos. Concluiu-se que o arquivista retratado apresenta uma visão estereotipada do profissional, à medida que sua atuação nos filmes selecionados, está estritamente ligada às competências técnicas, o que se contrapõe ao papel do arquivista da contemporaneidade.
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
ADOROCINEMA: Erin Brockovich: uma mulher de talento. 2015. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-23980/>. Acesso em: 03 mar. 2013.
ADOROCINEMA: Em Nome do Pai. 2015. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-9430/>. Acesso em: 03 mar. 2013.
ARRUDA, Angela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BRASIL. Lei n. 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>. Acesso em: 10 abr. 2013.
COSTA, Alessandro Ferreira; LIMA, Eliane Bezerra. A representação do arquivista em obras de ficção: perspectivas do profissional sob o olhar do cinema e da televisão. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 103-119, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/12586/7503>. Acesso em: 03 fev. 2013.
COSTA, Jean Henrique. A atualidade da discussão sobre a indústria cultural em Theodor W. Adorno. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 2, p. 135-154, maio/ago., 2013. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/3103/2364>. Acesso em: 21 ago. 2015.
EM NOME do Pai. Direção: Jim Sheridan. Produção: Jim Sheridan. Roteiro: Terry George, Jim Sheridan. Estados Unidos: Universal Pictures, 1993. 1 DVD (132min).
ERIN Brockovich: uma mulher de talento. Direção: Steve Soderbergh. Produção: Danny De Vito, Michael Shamberg, Stacey Sher. Roteiro: Susannah Grant. Estados Unidos: Sony Pictures, 2000. 1 DVD (131min).
HACK NETO, Eduardo; GÂNDARA, José Emanuel G. “Uma imagem vale mais por mil palavras”: paradoxos da mídia cinema e a paisagem ofertada pelo Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/r4-3007-1.pdf>. Acesso em: 21ago. 2015.
JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
REIS, Sebastiana Lindaura de; BELLINI, Marta. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 33, n. 2, p. 149-159, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/10256/pdf>. Acesso em: 21 ago. 2015.
ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
SCHELLEMBERG, Theodore Roosevelt. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SILVA, Ellen Fernanda Gomes da; SANTOS, Suely Emilia de. O impacto e a influência da mídia sobre a produção da subjetividade. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL, 15., 2009, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: ABRAPSO, 2009. p. 1-7. Disponível em: <http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/447.%20o%20impacto%20e%20a%20influ%CAncia%20da%20m%CDdia.pdf>. Acesso em: 09 set. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.