Pesquisa escolar
a prática dos bibliotecários nas escolas públicas municipais de Manaus-AM
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Pesquisa escolar, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho aborda a pesquisa escolar e a prática dos bibliotecários das escolas públicas de Manaus-Am. Sabe-se que a pesquisa escolar está vinculada à construção do conhecimento que por sua vez, implica a relação ensino-aprendizagem, além de ser uma possibilidade para que o estudante chegue sozinho às fontes de informações à sua disposição. Para discutir o tema em questão, foi necessário analisar as práticas dos bibliotecários no processo ensino-aprendizagem junto à biblioteca escolar pública. Portanto, a pesquisa teve a sua aplicabilidade voltada à pesquisa escolar e as práticas dos bibliotecários nas escolas municipais da cidade de Manaus-Am, cujo foco da pesquisa foi identificar em que o profissional bibliotecário pode contribui para o processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foram aplicados questionários com bibliotecários das escolas municipais de Manaus, o que possibilitou uma maior aproximação com a realidade vivenciada nas bibliotecas, onde resultados preliminares demonstraram que há grande participação destes profissionais no incentivo à pesquisa escolar. Os resultados confirmam que a prática da pesquisa escolar com auxílio dos profissionais de biblioteconomia contribui de maneira satisfatória para despertar o interesse dos estudantes para o mundo da leitura e escrita.
Referências
ABREU, V. L. F. Gonçalves. Pesquisa escolar. In: CAMPELLO, Bernardete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
AGUIAR, Vera Teixeira de. O caminho dos livros: da biblioteca à comunidade. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado (Orgs.). Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecário escolar: seu perfil, seu fazer. In: SILVA, Rovilson; BORTOLIN, Sueli (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.
_______. Pesquisa escolar: entre o modelo educacional e a liberdade da pesquisa. In: SILVA, Rovilson; BORTOLIN, Sueli (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.
ANDRADE, M. E. A. A biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, B. S. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
ARRUDA, Guilhermina Melo. As práticas da biblioteca pública a partir das suas quatro funções básicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul: PUCRS, 2000.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BESSA, Amanda de Queiroz. A interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus - Am, na biblioteca escolar. Florianópolis: UFSC, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 9.2394/96. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
CARVALHO, M.aria Conceição da. Escola, biblioteca, leitura. In: CAMPELLO, Bernardete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
CÔRTE, Adelaide Ramos; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília: Brinquet Lemos, 2011.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
ELLWEIN, Selma Alice Ferreira. Pesquisa escolar e o enfadonho exercício de cópia: como separar o trigo do joio. In: SILVA, Rovilson; BORTOLIN, Sueli (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.
FAQUETTI, Marouva Fallgatter; RADOS, Gregório Varvakis. Dinâmica evolutiva da pesquisa escolar: proposta de um modelo. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. p. 1-14. Disponível em: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/109.a.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2011.
MILANESI, L. O que é biblioteca. Brasília: Brasiliense, 2002.
NOBREGA, N. G. De livros e bibliotecas como memória do mundo: dinamização de acervos. In: YUNES, E. (Org.). Pensar a leitura: complexidades. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.
SANTOS, Josiel Machado. O processo histórico evolutivo das bibliotecas da Antiguidade ao Renascimento. Vida de Ensino, Goiás, v. 1, n. 1, p. 01-10, ago./fev. 2009/2010. Disponível em: <http://rioverde.ifgoiano.edu.br/periodicos/index. php/vidadeensino/article/view/58/40>. Acesso em: 21 mar. 2010.
SILVA, Rovilson. Formar leitores na escola. In: SILVA, Rovilson; BORTOLIN, Sueli (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.
_______; BORTOLIN, Sueli. Reflexões sobre a leitura e a biblioteca escolar. In: ______. (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.