Pesquisa escolar

a prática dos bibliotecários nas escolas públicas municipais de Manaus-AM

Autores

  • Aquiles Santos Pinheiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Fiama Oliveira Caldas

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Pesquisa escolar, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho aborda a pesquisa escolar e a prática dos bibliotecários das escolas públicas de Manaus-Am. Sabe-se que a pesquisa escolar está vinculada à construção do conhecimento que por sua vez, implica a relação ensino-aprendizagem, além de ser uma possibilidade para que o estudante chegue sozinho às fontes de informações à sua disposição. Para discutir o tema em questão, foi necessário analisar as práticas dos bibliotecários no processo ensino-aprendizagem junto à biblioteca escolar pública. Portanto, a pesquisa teve a sua aplicabilidade voltada à pesquisa escolar e as práticas dos bibliotecários nas escolas municipais da cidade de Manaus-Am, cujo foco da pesquisa foi identificar em que o profissional bibliotecário pode contribui para o processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foram aplicados questionários com bibliotecários das escolas municipais de Manaus, o que possibilitou uma maior aproximação com a realidade vivenciada nas bibliotecas, onde resultados preliminares demonstraram que há grande participação destes profissionais no incentivo à pesquisa escolar. Os resultados confirmam que a prática da pesquisa escolar com auxílio dos profissionais de biblioteconomia contribui de maneira satisfatória para despertar o interesse dos estudantes para o mundo da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Aquiles Santos Pinheiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Antropologia Social. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Fiama Oliveira Caldas

 

 

Referências

ABREU, V. L. F. Gonçalves. Pesquisa escolar. In: CAMPELLO, Bernardete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

AGUIAR, Vera Teixeira de. O caminho dos livros: da biblioteca à comunidade. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado (Orgs.). Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecário escolar: seu perfil, seu fazer. In: SILVA, Rovilson; BORTOLIN, Sueli (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.

_______. Pesquisa escolar: entre o modelo educacional e a liberdade da pesquisa. In: SILVA, Rovilson; BORTOLIN, Sueli (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.

ANDRADE, M. E. A. A biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, B. S. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

ARRUDA, Guilhermina Melo. As práticas da biblioteca pública a partir das suas quatro funções básicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Rio Grande do Sul. Anais... Rio Grande do Sul: PUCRS, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BESSA, Amanda de Queiroz. A interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus - Am, na biblioteca escolar. Florianópolis: UFSC, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 9.2394/96. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

CARVALHO, M.aria Conceição da. Escola, biblioteca, leitura. In: CAMPELLO, Bernardete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

CÔRTE, Adelaide Ramos; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília: Brinquet Lemos, 2011.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

ELLWEIN, Selma Alice Ferreira. Pesquisa escolar e o enfadonho exercício de cópia: como separar o trigo do joio. In: SILVA, Rovilson; BORTOLIN, Sueli (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.

FAQUETTI, Marouva Fallgatter; RADOS, Gregório Varvakis. Dinâmica evolutiva da pesquisa escolar: proposta de um modelo. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. p. 1-14. Disponível em: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/109.a.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2011.

MILANESI, L. O que é biblioteca. Brasília: Brasiliense, 2002.

NOBREGA, N. G. De livros e bibliotecas como memória do mundo: dinamização de acervos. In: YUNES, E. (Org.). Pensar a leitura: complexidades. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

SANTOS, Josiel Machado. O processo histórico evolutivo das bibliotecas da Antiguidade ao Renascimento. Vida de Ensino, Goiás, v. 1, n. 1, p. 01-10, ago./fev. 2009/2010. Disponível em: <http://rioverde.ifgoiano.edu.br/periodicos/index. php/vidadeensino/article/view/58/40>. Acesso em: 21 mar. 2010.

SILVA, Rovilson. Formar leitores na escola. In: SILVA, Rovilson; BORTOLIN, Sueli (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.

_______; BORTOLIN, Sueli. Reflexões sobre a leitura e a biblioteca escolar. In: ______. (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis 2006.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Pinheiro, A. S., & Caldas, F. O. (2024). Pesquisa escolar: a prática dos bibliotecários nas escolas públicas municipais de Manaus-AM. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 3(1), 52–67. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3910