Estudo bibliométrico sobre avaliação educacional utilizando mineração de dados na base do teste de PISA
Palavras-chave:
Indicadores educacionais, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, Mineração de dadosResumo
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é um programa internacional de testes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizado em mais de 60 países em todo o mundo. O banco de dados é de acesso aberto, e, portanto, oferece uma possibilidade para exploração científica e mineração de dados. A exigência de um estudo aprofundado dos dados educacionais pressupõe o emprego de tecnologias que possibilitem analisar uma vasta quantidade de dados e, por conseguinte, extrair informações e conhecimento relevante. A mineração de dados se apresenta como uma das técnicas que auxilia a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados. Um estudo bibliométrico nessa área é relevante por fornecer informações e orientações para pesquisadores em relação ao andamento da produção cientifica. O objetivo dessa pesquisa é mapear a produção científica na área de avaliação educacional com foco no teste do PISA, utilizando técnicas de mineração de dados, com o intuito de apresentar uma visão mais ampla da produção científica nacional e internacional dentro deste contexto. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico da produção científica indexada na base de dados Scopus, considerando o período dos últimos dez anos. Foi possível verificar que a área de avaliação educacional usando mineração de dados se destacou em termos de quantidade de publicações, apresentando uma produção crescente ao longo do período avaliado. Os resultados favoreceram ao conhecimento de um cenário mais abrangente sobre a produção científica sobre o tema e apontaram para a ausência de trabalhos que empregam a mineração de dados na base do PISA para realização de uma avaliação educacional. Isso indica um déficit de produção nessa área, que tem grande potencial a ser explorada.
Referências
ALVAREZ, G. R.; CAREGNATO, S. E. A ciência da informação e sua contribuição para a avaliação do conhecimento científico. Biblos, v. 31, n. 1, p. 09–26, 2017.
ARAÚJO, M. DE L. H. S.; TENÓRIO, R. M. Resultados brasileiros no PISA e seus (des)usos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 344, 31 ago. 2017.
CARDOSO, O. N. P.; MACHADO, R. T. M. Gestão do conhecimento usando data mining: estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 3, p. 495–528, jun. 2008.
CHESINI, T. S. Aplicação de técnicas de geoprocessamento para subsidiar a análise e tomada de decisão no âmbito da educação. Porto Alegre/RS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014.
FAYYAD, U.; PIATETSKY-SHAPIRO, G.; SMYTH, P. From data mining to knowledge discovery in databases. AI Magazine, v. 17, n. 3, p. 37, 1996.
FERNANDES, R. A universalização da avaliação e a criação do Ideb: pressupostos e perspectivas. Em Aberto, v. 29, n. 96, 2016.
FONSECA, S. O. da; NAMEN, A. A. Data Miningo On Inep Databases: an Initial Analysis Aiming to Improve Brazilian Educational System. Educação em Revista, v. 32, n. 1, p. 133–157, mar. 2016.
GOUW, A. M. S.; MOTA, H. S.; BIZZO, N. M. V. Brazilian youth and science: possible relationship of interest. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 649–670, 2016.
INEP. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros / OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santillana, 2016.
MACHIN-MASTROMATTEO, J. D.; TARANGO, J.; MEDINA-YLLESCAS, E. Latin American triple-A journals 1: a quality roadmap from the quality indicators and journals’ presence in Web of Science and Scopus. Information Development, v. 33, n. 4, p. 436–441, set. 2017.
MEDEIROS, L.; JALOTO, A.; SANTOS, A. V. F. dos. A área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 512, 31 ago. 2017.
MERIGÓ, J. M.; YANG, J.-B. A bibliometric analysis of operations research and management science. Omega, v. 73, p. 37–48, dez. 2017.
OKUBO, Y. Bibliometric Indicators and Analysis of Research Systems. OECD Science, Technology and Industry Working Papers. OECD Publishing, Paris, 1997. Disponível em: <http://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/bibliometric-indicators-and-analysis-of-research-systems_208277770603>. Acesso em: 20 out. 2017.
PAULA, R. S. P. de et al. Indicadores bibliométricos na base Scopus: uma análise das publicações sobre o tema “economia ambiental”. Brazilian Journal of Development, v. 3, n. 2, p. 350–365, 2017.
PAULISTA, C. R.; SANTOS, R. A.; HORA, H. R. M. da; ERTHAL JÚNIOR, M. Análise do comportamento de variáveis climáticas sob a ótica da geração energética renovável. In: CONGRESSO LUSO-MOÇAMBICANO DE ENGENHARIA, 8.; CONGRESSO DE ENGENHARIA DE MOÇAMBIQUE, 5., 2017, Maputo. Anais... Maputo/Moçambique: INEGI/FEUP, 2017.
PONTES, L. A. F. Medidas de eficácia escolar no contexto das políticas brasileiras de responsabilização educacional: o caso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, em Minas Gerais. 2015. 243f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2015.
REDONDO, M. et al. A bibliometric study of the scientific publications on patient-reported outcomes in rheumatology. Seminars in Arthritis and Rheumatism, v. 46, n. 6, p. 828–833, 2017.
REIS, R. X. dos. A utilização do fenômeno Big Data na Administração Pública - a experiência do PENSA na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. 2015. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro: Escola de Contas e Gestão, Rio de Janeiro/RJ, 2015.
SÁNCHEZ, A. D.; DE LA CRUZ DEL RÍO RAMA, M.; GARCÍA, J. Á. Bibliometric analysis of publications on wine tourism in the databases Scopus and WoS. European Research on Management and Business Economics, v. 23, n. 1, p. 8–15, jan. 2017.
UPADHYAY, A.; KUMBHARANA, C. K. Analysis of functional parameters to implement knowledge management for sustainable e-governance in agriculture sector of saurashtra region of Gujarat state. In: ANNUAL CONVENTION OF COMPUTER SOCIETY OF ÍNDIA, 50., 2015, Índia. Anais… Índia: Computer Society of Índia, 2015.
WAGNER, M. M.; RIBEIRO, V.; ZABADAL, J. Mineração de dados meteorológicos empregando dados de temperatura: o caso de uma cidade gaúcha. Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas, v. 2, n. 2, p. 57–70, 11 out. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.