Desempenho intra e extraescolar da biblioteca
análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas do ensino médio Manaus-AM
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Desempenho intra e extraescolar, Serviços pedagógicosResumo
Diante dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014 se procurou analisar a realidade da biblioteca escolar em Manaus - AM, no âmbito particular e público (estadual e federal) e sua influência no desempenho, na formação educacional dos alunos. A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), a pesquisa foi realizada do segundo semestre de 2015 ao segundo semestre de 2016. Observou-se os projetos que essas bibliotecas desenvolvem, a forma como é percebida pelos alunos, docentes, profissionais que atuam na biblioteca e gestores. Nessa perspectiva, o problema aponta para saber: qual a interação e o desempenho que a biblioteca escolar exerce sobre o aluno no contexto intra e extraescolar, nas escolas públicas e particulares? Para a solução desse problema, a pesquisa foi desenvolvida em três fases: qualificação do projeto, coleta de dados e finalização da pesquisa. Na primeira fase foi usada pesquisa de cunho bibliográfico e documental. A coleta de dados foi feita em três escolas, sendo duas públicas (estadual e federal) e uma particular. Foi elaborado quatro questionários para conhecer melhoras informações dos sujeitos da pesquisa composta por: profissionais que atuam na biblioteca, 2 (dois) por escola; alunos, 15 (quinze por escola); professores, 8 (oito por escola) e o gestor da escola 1 (um por escola). Os dados, tanto quantitativos, quanto qualitativos, foram analisados à luz dos conhecimentos adquiridos com as leituras e fichamentos realizados na primeira fase da pesquisa. Quanto aos resultados, ficou comprovado que as bibliotecas das escolas estudadas são espaços interativos e mesmo sem possuírem grandes estruturas (exceção feita à Biblioteca da Escola Federal), todas executam projetos que favorecem a interação com os seus alunos e professores.
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