Desempenho intra e extraescolar da biblioteca

análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas do ensino médio Manaus-AM

Autores

  • Priscilla Correia Carvalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Raimundo Martins de Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Desempenho intra e extraescolar, Serviços pedagógicos

Resumo

Diante dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014 se procurou analisar a realidade da biblioteca escolar em Manaus - AM, no âmbito particular e público (estadual e federal) e sua influência no desempenho, na formação educacional dos alunos. A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), a pesquisa foi realizada do segundo semestre de 2015 ao segundo semestre de 2016. Observou-se os projetos que essas bibliotecas desenvolvem, a forma como é percebida pelos alunos, docentes, profissionais que atuam na biblioteca e gestores. Nessa perspectiva, o problema aponta para saber: qual a interação e o desempenho que a biblioteca escolar exerce sobre o aluno no contexto intra e extraescolar, nas escolas públicas e particulares? Para a solução desse problema, a pesquisa foi desenvolvida em três fases: qualificação do projeto, coleta de dados e finalização da pesquisa.  Na primeira fase foi usada pesquisa de cunho bibliográfico e documental. A coleta de dados foi feita em três escolas, sendo duas públicas (estadual e federal) e uma particular. Foi elaborado quatro questionários para conhecer melhoras informações dos sujeitos da pesquisa composta por: profissionais que atuam na biblioteca, 2 (dois) por escola; alunos, 15 (quinze por escola); professores, 8 (oito por escola) e o gestor da escola 1 (um por escola). Os dados, tanto quantitativos, quanto qualitativos, foram analisados à luz dos conhecimentos adquiridos com as leituras e fichamentos realizados na primeira fase da pesquisa. Quanto aos resultados, ficou comprovado que as bibliotecas das escolas estudadas são espaços interativos e mesmo sem possuírem grandes estruturas (exceção feita à Biblioteca da Escola Federal), todas executam projetos que favorecem a interação com os seus alunos e professores.

Biografia do Autor

Priscilla Correia Carvalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Especialista em Políticas e Gestão de Serviço Social (2016). Graduada em Serviço Social (2013) pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Raimundo Martins de Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor adjunto do departamento de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor (2014) e mestre (1998) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM. Graduado em Biblioteconomia (1980) pela UFAM.

Referências

BEIRITH, Ângela. As escolas isoladas de Florianópolis no contexto da regulamentação do ensino primário (1946-1956). Revista Linhas: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, v. 10, n. 02, p. 156-168, jul./dez. 2009.

BRASIL. Casa civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 ago. 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 13 nov. 2015.

BRASIL. Lei 12.244, de 24 maio 2010. Promulga a convenção sobre privilégios e imunidades das agências especializadas das Nações Unidas, adotada, a 21 de novembro de 1947, pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/823116/lei-da-biblioteca-escolar-lei-12244-10>. Acesso em: 25 set. 2015.

CUNHA, Murilo Bastos. A ausência da biblioteca escolar e o meio milhão de zeros no Enem. INFOhome, [S.l.], jan. 2015. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=880>. Acesso em: 09 mar. 2015.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Metodologia, método e técnicas de pesquisa. In: _____. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

ECO, Umberto. A biblioteca. Lisboa: Difusão Editorial, 1994.

EGGERT-STEINDEL, Gisela; FONSECA, Caio Faria. A biblioteca escolar: participante da promoção da justiça e êxito escolar. In: VALLE, Ione Reibeiro; SILVA, Vera Lucia Gaspar da; DAROS, Maria das Dores Daros (Org.). Educação escolar: justiça social. Florianópolis: UFSC, 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 5.ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

GARCIA, E. G. A leitura na escola de primeiro grau: por uma outra leitura da leitura. São Paulo: Loyola, 1988.

HERKENHOFF, Paulo. Biblioteca Nacional: a história de uma coleção. Rio de Janeiro: Salamandra, 1996. 263 p.

LEI que exige criação de bibliotecas atinge maior parte das escolas. Ministério da educação, [S.l.], [2010]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34678>. Acesso em: 15 mar. 2016.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. v. 7. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942.

LEMOS, Antonio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 184p.

LIMA, B. B. Ampla didática. Niterói: EdUFF, 1984.

LIMA, Raimundo Martins de. A biblioteca nas escolas públicas municipais de Manaus (2001/2010): prática social a serviço da emancipação ou da barbárie? Manaus: UFAM, 2014.

LOURENÇO FILHO, M. B. O ensino e a biblioteca. In: CONFERÊNCIA DA SÉRIE EDUCAÇÃO E BIBLIOTECA, 1., 1944, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1944.

MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MULLER, Suzana P. M. Bibliotecas e sociedade: evolução da interpretação de função e papéis a biblioteca. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 7-54, mar. 1984. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/reb/>. Acesso em: 14 jan. 2016.

NEVES, Lúcia M. Bastos P. Antídotos contra obras “ímpias e sediciosas”: censura e repressão no Brasil de 1808 a 1824. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: FAPESP, 2000. p. 377-394.

PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

SEDUC tem mais de 500 bibliotecas servindo 62 municípios amazonenses. Governo do Estado do Amazonas. Manaus, 29 maio 2010. Disponível em: <http://www.amazonas.am.gov.br/2010/05/seduc-tem-mais-de-500-bibliotecas-servindo-62-municpios-amazonenses/>. Acesso em: 25 set. 2015.

SILVA, C. U. C.; BARBALHO, C. R. S. Bibliotecas escolares da zona leste da cidade de Manaus: diagnóstico da rede pública. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: <https://portal.febab.org.br/anais/article/%20view/1245>. Acesso em: 16 de mar. de 2015.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil e análise da Lei 12.244/10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 489-517, jul./dez. 2011.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Uma análise sobre a identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo. Olinda: Edições Baluarte, 2010.

SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SOUZA, Clarice Muhleth de. Biblioteca: uma trajetória. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECONOMIA, 3., 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: [s.n.], 2005. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/267565583_BIBLIOTECA_-_UMA_TRAJETORIA>. Acesso em: 02 out. de 2015.

VIEIRA, Leonardo. Rede pública perde alunos para escolas privadas, segundo Censo. O Globo, São Paulo, 27 abr. 2014. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/rede-publica-perde-alunos-para-escolas-privadas-segundo-censo-11730917>. Acesso em: 10 mar. 2015.

VIEIRA, Leonardo; Lins, Letícia. Censo: 65% das escolas brasileiras não têm biblioteca. O Globo, São Paulo, 25 maio 2014. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/censo-65-das-escolas-brasileiras-nao-tem-biblioteca-12594751>. Acesso em: 11 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Carvalho, P. C., & Lima, R. M. de. (2024). Desempenho intra e extraescolar da biblioteca: análise comparativa da sua atuação nas escolas particulares e públicas do ensino médio Manaus-AM. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 5(2), 161–187. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3967