A Gestão do Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional em bibliotecas universitárias de campi avançados

Autores

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Biblioteca universitária, Conhecimento organizacional

Resumo

Tem como objetivo avaliar os possíveis instrumentos, políticas institucionalizadas e dinâmicas adotadas para criação, uso e compartilhamento de conhecimento que conduzem à aprendizagem organizacional e ao ato educativo em bibliotecas universitárias. O estudo tem como lócus de pesquisa a Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares (UFJF/GV). A orientação metodológica apoia-se na obra de Gil (2017) e classifica-se como empírica e social. O problema de pesquisa delineia-se sob o modelo de estudo de caso com enfoque incorporado, nos moldes de Yin (2001). O trabalho apresenta-se, quanto aos objetivos, do tipo exploratório-descritivo e com abordagem qualitativa, sendo a natureza das fontes examinadas bibliográfica e documental. Quanto à interpretação dos dados obtidos, as categorias analíticas estabelecem-se em face do tripé de organização do conhecimento delineado por Choo (2011) de criação de significado, criação de conhecimento e tomada de decisão. Como métodos de apreciação dos dados são aplicadas as técnicas de análise de conteúdo, formulado por Bardin (2016), e triangulação de dados, de Miles e Huberman (1984). No tocante aos resultados, reconhece-se que as criações de significados para seus agentes organizacionais demandaram maior flexibilidade em seus serviços e produtos. Identifica-se que as ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional foram traduzidas em diversos momentos nas práticas biblioteconômicas. As ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional traduziram-se em práticas de impacto no cotidiano da biblioteca acadêmica, especialmente, quanto à capacitação profissional. Sugere-se a continuidade de implementação de novas e contínuas ações sobre as demais bibliotecas da UFJF, assim como em demais bibliotecas de campi avançado.

Biografia do Autor

Allan Julio Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

 

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

 

 

Referências

ALMEIDA, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2005.

ALVARENGA NETO, R. C. D. de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2016.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2011.

CUNHA, M. B. da; CAVALCANTI, C. R.de O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

FAQUETI, M. F.; ALVES, J. B. da M.; STEIL, A. V. Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática. Perspectivas em Ciência da Informação, [s.l.], v. 21, n. 4, p.156-179, dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2699. Acesso em: 08 fev. 2018.

FERREIRA, L. A.; MAIA, L. C. G. Gestão da informação em bibliotecas universitárias: as práticas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (Sibi/UFG). Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 181-202, abr. 2013. ISSN 1518-2924. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p181. Acesso em: 08 fev. 2018.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 23.ed. São Paulo. Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, C. L. S.; VALENTIM, M. L. P. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo para a área de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, p. 1-22, 2014.

GIL, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LUBISCO, N. M. L. Bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos: transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional - relatório de pesquisa I. Ponto de Acesso: Revista do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, Salvador, v. 8, p. 80-141, 2014.

MENDES, I. A. C.; TREVIZAN, M. A.; CUNHA, A. P. Campus avançado como extensão universitária. Revista Brasileira Enfermagem. Brasília, v. 31, n. 1, p. 32-38, 1978. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671978000100032&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 jun. 2019.

MILES, M. B.; HUBERMAN, A.M. Analyzing qualitative data a source book for new methods. Beverly Hill, CA: Sage, 1984.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OLIVEIRA, L. R. Biblioteca universitária: uma análise sobre os padrões de qualidade atribuídos pelo Ministério da Educação ao contexto brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2004.

TARAPANOFF, K.; ARAUJO JUNIOR, R. H. de; CORMIER, P. M. J. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 91-100, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652000000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 jun. 2018.

UFJF. Relatório de gestão da Biblioteca ICSA: jun. a dez. 2014. Governador Valadares: UFJF, 2014.

UFJF. Resolução nº 40/2015, nov. 2015. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2020. Juiz de Fora: IFRJ, 22 dez. 2015a. Disponível em: https://www2.ufjf.br/congrad/wp-content/uploads/sites/30/2016/02/RES_40.2015_PPC-Administra%C3%A7%C3%A3o-GV.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.

UFJF. Relatório de gestão da Biblioteca ICSA: jan. a jun. de 2015. Governador Valadares: UFJF, 2015b.

UFJF. Integração bibliotecários. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por:

secretaria.direcao.icv@ufjf.edu.br. Acesso em: 04 mar. 2015c.

UFJF. Plano de competências da Biblioteca ICSA. Biblioteca UFJF/GV. Governador Valadares: UFJF, 2015d.

UFJF. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019. Juiz de Fora: UFRJ, 2015e. Disponível em: https://www2.ufjf.br/ufjf/files/2016/01/pdi_2016-2020_ufjftexto_aprovado.pdf. Acesso em: 24 nov. 2017.

UFJF. Relatório de gestão da Biblioteca ICSA: jan. a jun. de 2016. Governador Valadares: UFJF, 2016a.

UFJF. Pesquisa de clima organizacional UFJF/GV entre 12 e 15 jan. 2016. Governador Valadares: UFJF, 2016b.

UFJF. Pesquisa de Clima Organizacional UFJF/GV entre 12 e 15 de jan. 2016. Governador Valadares: UFJF, 2016c.

UFJF. Relatório reunião direção geral e coordenadores dos cursos UFJF/GV, 14 ago. 2016. Governador Valadares: UFJF, 2016d

UFJF. Relatório de gestão da Biblioteca UFJF/GV: jan. a jun. 2017. Governador Valadares: UFJF, 2017a.

UFJF. Edital treinamento profissional UFJF/GV. Governador Valadares: UFRJ, 2017b.

UFJF. Site CDC. Juiz de Fora: UFJF, 2019. Disponível em: https://www2.ufjf.br/biblioteca/. Acesso em: 05 jan. 2019.

VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 1, p. 11-16, 2008.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Santos, A. J., & Sabino, G. de F. T. (2024). A Gestão do Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional em bibliotecas universitárias de campi avançados. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 8(2), 16–32. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4008