O Empreendedorismo e o mercado informacional brasileiro

perspectivas de atuação para o bibliotecário empreendedor

Autores

Palavras-chave:

empreendedorismo na Biblioteconomia, bibliotecário empreendedor, prática empreendedora

Resumo

Traz recorte de pesquisa de mestrado em Biblioteconomia sobre o mercado de trabalho do bibliotecário e as mudanças ocorridas a partir das oportunidades empreendedoras da área. Entende-se que empreender significa pôr em prática habilidades e competências para a criação de produtos e serviços inovadores. Ampara-se na problemática: como o bibliotecário empreendedor pode atuar no mercado informacional? Tem como objetivo geral: descrever as práticas de atuação do bibliotecário empreendedor no mercado informacional brasileiro. E como objetivos específicos: a) refletir sobre o empreendedorismo no Brasil; b) compreender os aspectos aplicacionais do empreendedorismo no mercado informacional; e c) identificar as possibilidades de atuação do bibliotecário empreendedor. Baseia-se no método indutivo como abordagem para uma pesquisa exploratória e descritiva com análise qualitativa. O levantamento do quadro teórico é desenhado a partir de uma pesquisa bibliográfica, que teve como fonte os variados canais de informação e repositórios de teses e dissertações, artigos científicos e livros. Conclui-se, a partir dos dados coletados, que o bibliotecário possui um amplo campo de exercício biblioteconômico no mercado informacional, contudo, este precisa ampliar os paradigmas e a percepção da praxe bibliotecária, e desse modo, aproveitar as oportunidades existentes.

Biografia do Autor

Arysa Cabral Barros, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares pela UnB e em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Biblioteconomia e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Barros, A. C., & Bernardino, M. C. R. (2024). O Empreendedorismo e o mercado informacional brasileiro: perspectivas de atuação para o bibliotecário empreendedor. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 9(1), 1–25. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4013