A Biblioteca pública e sua função educativa na Sociedade da Informação

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Emir José Suaiden Universidade de Brasília (UnB)
  • Aurora Cuevas-Cerveró Universidad Complutense de Madrid

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Alfabetização informacional, Sociedade da Informação

Resumo

A presente pesquisa traz um recorte da tese de doutorado em Ciência da Informação na Universidade de Brasília sobre a imagem da biblioteca pública na sociedade da informação, com uma análise a partir de sua função educativa. Apresenta a problemática da função educativa da biblioteca pública no Brasil, sobretudo, sobre os aspectos que envolvem questões de alfabetização informacional nesta instituição. O objetivo é discutir a preocupação mundial sobre a temática através de manifestos e declarações e conferir o estreitamento das relações entre a alfabetização informacional e a inclusão digital para as bibliotecas públicas.

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares pela Universidade Federal de Brasília (UnB) e Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Emir José Suaiden, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1 B. Doutor em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB).

Aurora Cuevas-Cerveró, Universidad Complutense de Madrid

Professora e pesquisadora da Universidad Complutense de Madrid, Departamento Biblioteconomía e Documentação. Doutora em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid. Graduada em Filosofía y Ciencias de la Educación pela Universidad Complutense de Madrid.

Referências

ANDRADE, Ana Maria Cardoso de; MAGALHÃES, Maria Helena de Andrade. Objetivos e funções da biblioteca pública. Revista Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte: v. 8, n. 1, p. 48-59, mar., 1979. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2012.

BIBLIOTECA PÚBLICA: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2000. Disponível em: <http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/ArquivoFinal28_08.pdf>. Acesso em: 29. nov. 2013.

CAMPAL-GARCÍA, Maria Felicidad. Bibliotecas públicas: escenarios para el aprendizaje. In: CONGRESO NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS, 3, 2006, Múrcia. Anais eletrônicos... Múrcia: MCU, 2006. Disponível em: <http://travesia.mcu.es/portalnb/jspui/bitstream/10421/604/1/com_30.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

CAMPELLO, Bernadete Santos. A escolarização da competência informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 63-77, dez., 2006. Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/18>. Acesso em: 13 nov. 2012.

CYRANEK, Gunther. A visão da Unesco para a sociedade da informação. In: CONFERÊNCIA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO, 1, 2000, África do Sul. Anais... África do Sul: IFIP, 2000. Disponível em: <http://www.ip.pbh.gov.br/ANO3_N1_PDF/ip0301cyranek.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO da IFLA sobre as bibliotecas e a liberdade intelectual, 1999. Disponível em: <http://ifla.queenslibrary.org/faife/policy/iflastat/iflastat_pt.htm>. Acesso em: 14 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Princípios. Construir la sociedad de la información: un desafio global para el nuevo milenio, 2004. Disponível em: <http://www.oei.es/revistactsi/numero6/documentos01.htm>. Acesso em: 14 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Alexandría sobre alfabetização informacional e a aprendizagem ao longo da vida: Faróis para a Sociedade da Informação, 2005. Disponível em: <http://archive.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-es.html>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Praga: Rumo a uma sociedade alfabetizada em informação, 2003. Disponível em: <http://sol-e.com/plec/archivos/Docs_Bibliografias/Declaraci_Praga_castellano.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Toledo sobre alfabetização informacional: Bibliotecas pela aprendizagem permanente, 2006. Disponível em: <http://www.webcitation.org/5NrAiGhSS>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Lima, oficina de alfabetização informacional: formação de formadores, 2009. Disponível em: <http://taller.pucp.edu.pe/alfabetizacion/#declaracion>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Múrcia sobre a ação social e educativa das bibliotecas públicas em tempos de crise, 2010. Disponível em: <http://www.alfared.org/blog/informaci-n-general/766>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Maceió sobre competê0ncia em informação, 2011. Disponível em: <http://www.alfared.org/sites/www.alfared.org/files/DECLARA%C3%87%C3%83O%20DE%20MACEI%C3%93%20SOBRE%20AS%20COMPET%C3%8ANCIAS%20EM%20INFORMA%C3%87%C3%83O.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Féz sobre Mídia e Alfabetização Informacional, 2011a. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/news/Fez%20Declaration.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Havana 15 ações de Competência em Informação, 2012. Disponível em: <https://docs.google.com/a/cariri.ufc.br/file/d/0BweUYcipCswRSmI1ZFkyUDVqTjA/edit?pli=1>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DECLARAÇÃO de Moscou sobre Alfabetização Informacional e Midiática, 2012a. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/In_Focus/moscow_declaration_mil_es.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

DÍAZ SÁNCHEZ, Marley. Las competencias desde la perspectiva informacional: apuntesintroductorios a nivel terminológico y conceptual, escenarios e iniciativas. Ciência da Informação, Brasília, v.37, n.1. p.107-120, jan./abr., 2008. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/935>. Acesso em: 13 out. 2012.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1. p.23-35, jan./abr., 2003. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/123/104>. Acesso em: 13 nov. 2012.

FELICIÉ SOTO, Ada Myriam. Biblioteca pública, sociedade de la información y brecha digital. Buenos Aires: Alfagrama, 2006.

GÓMEZ-HERNÁNDEZ, Jose Antonio. La función educativa de bibliotecas y bibliotecarios en el contexto de las tecnologias participativas de la web social. Ponto de Acesso, Salvador, v. 2, n.1, p. 51-71, jun./jul., 2008. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/2666>. Acesso em: 17 out. 2012.

_____. La acción social de las bibliotecas: alfabetización e inclusión como servício bibliotecario. In: GÓMEZ-HERNÁNDEZ, Jose Antonio; CALDERÓN REHEDO, Antonio; MAGÁN WALS, Jose Antonio. (Coords.). Brecha digital y nuevas alfabetizaciones: el papel de las bibliotecas. Madrid: Biblioteca de la Universidad Complutense de Madrid, 2008a. Disponível em: <http://eprints.ucm.es/8224/3/Brecha_digital_y_nuevas_alfabetizaciones.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

_____; PASADAS-UREÑA, Cristóbal. La alfabetización informacional en bibliotecas públicas: situación actual y propuestas para uma agenda de desarrollo. Information Research, v. 12, n. 3, april, 2007. Disponível em: <http://informationr.net/ir/12-3/paper316.html#decopenhague99>. Acesso em: 12 nov. 2012.

JARAMILLO, Orlanda; MONTOYA RIOS, Mônica; URIBE TIRADO, Alejandro. La biblioteca pública y su gestión: en el contexto de la sociedade de la información. Buenos Aires: Alfagrama, 2008.

MANIFESTO DA IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 7 set. 2012.

MANIFESTO de Caracas sobre biblioteca pública. 1985. Disponível em: <http://snbp.bn.br/manifestos/manifesto-de-caracas-sobre-bibliotecas-publicas/>. Acesso em: 15 maio. 2013.

MANIFESTO de Paramillo. 2010. Disponível em: <https://docs.google.com/a/cariri.ufc.br/file/d/0B8nzryP1iqFlMGQ3N2I5YmYtNDYwNi00MjdjLWFmMjEtOWNiZmU2ZGQ0OGMz/edit?hl=en_US>. Acesso em: 13 nov. 2012.

PINTO-MOLINA, Maria; URIBE-TIRADO, Alejandro. Las bibliotecas híbridas en el marco de la alfabetización informacional. Revista Española de Documentación Científica, n. monográfico, 2012. Disponível em: <http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/747/828>. Acesso em: 13 jun. 2013.

PLAN de acción de la Cumbre Mundial sobre la Sociedad de la Información, 2003. Disponível em: <http://www.itu.int/wsis/documents/listing.asp?lang=en&c_event=pc|3&c_type=o|>. Acesso em: 14 nov. 2012.

POLIZELLI, Dermeval Luiz; OZAKI, Adalton M. (Org.). Sociedade da informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008.

SANTA MARIA, Gloria María Rodríguez. La biblioteca pública: análisis a manifiestos y diretrices. Colômbia: Comfenaldo Antioquia, 2007.

SIMEÃO, Elmira. et al. Projeto ALFINBRASIL: modelo piloto para a promoção de competências em informação nas oficinas de capacitação dos usuários da Biblioteca Nacional de Brasília. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24, 2011, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: FEBAB, 2011. Disponível em: <http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/520>. Acesso em: 12 nov. 2012.

SUAIDEN, Emir José. Biblioteca pública e informação à comunidade. São Paulo: Global, 1995.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago., 2000. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2013.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Bernardino, M. C. R., Suaiden, E. J., & Cuevas-Cerveró, A. (2024). A Biblioteca pública e sua função educativa na Sociedade da Informação. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 1(2), 5–20. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4037