Contribuições da literatura de cordel nos processos de mediação, circulação e produção da informação e do conhecimento
Palavras-chave:
mediação da informação, literatura de cordel, interdisciplinaridadeResumo
A Literatura de Cordel desde a sua criação, na Península Ibérica no século XV, configura-se como uma ferramenta comunicativa interdisciplinar e atua como veículo de informação que contribui com a perpetuação do conhecimento humano. O objetivo desde artigo é evidenciar as contribuições da Literatura de Cordel, enquanto prática interdisciplinar, nos processos de mediação, circulação e produção da informação e do conhecimento em cursos de graduação e pós-graduação da Região do Cariri Cearense. Como metodologia, utilizou-se os conhecimentos provenientes de diversas áreas que compõem a matriz curricular do curso de Biblioteconomia, abrangendo assuntos filosóficos, metodológicos, históricos e culturais. Confeccionou-seinco cordéis, sendo um destes o “Cordel da Biblioteconomia Cantado”, musicado em duas versões: uma paródia e uma criação original. Nos resultados, percebe-se que a motivação para a leitura do conteúdo por parte de todos que adquiriram o folheto manifestou-se de forma satisfatória. Houve empatia, interesse e atenção dos professores, alunos, e público presente nas apresentações. As informações consultadas em diversas fontes foram consolidadas em forma de conhecimento, facilmente revisada e propagada após a aplicação metodológica. Comprovou-se que o cordel, enquanto veículo de informação, mostrou-se eficaz nos processos de criação, transmissão, produção e consolidação do conhecimento em todos os meios de circulação.
Referências
CASTRO, Manoel Cavalcante de Souza; COSTA, Iris do Céu Clara. Revista Ciência Plural, v. 1, n. 1, 2015, p. 40-49.
DUARTE, Francisca Eugenia Gomes. A investigação científica. Crato-CE: URCA/UFCA, 2017 (Cordel).
LUPIA, Márcia de Oliveira; MOOCA: memória e identidade. Revista Morpheus: estudos interdisciplinares em memória social, Rio de Janeiro, v. 9, n. 16, ago./dez. 2016. Disponível em: https://paineira.usp.br/celacc/sites/default/files/media/tcc/228-705-1-SM.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.
NUNES, Patrícia Alexandra Oliveira. Experiência auditiva no meio intra-uterino. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: http//www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0157.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
SANTOS, Éverton Diego Soares Ribeiro. A reinvenção da tradição: a literatura de cordel no século XXI. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300632359_ARQUIVO_ArtigoAnpuh2011semresumo.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.
SILVA, Claudia; CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho cognitivo-linguístico de escolares com distúrbio de aprendizagem. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 1, p. 131-137. 2011. Disponível em: http//www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/129/correlacao-entre-habilidades-cognitivo-linguisticas-em-escolares-com-dificuldades-de-aprendizagem. Acesso em: 20 jul. 2020.
VICELMO, Antônio. Cordel é expressão viva da cultura nordestina. Diário do Nordeste, Caderno Regional, 14 nov. 2016. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/cordel-e-expressao-viva-da-cultura-nordestina-1.667331. Acesso em: 02 jun. 2020.
YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. 199 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Analisando em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações da RACIn estão licenciados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC.