Contribuições da literatura de cordel nos processos de mediação, circulação e produção da informação e do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

mediação da informação, literatura de cordel, interdisciplinaridade

Resumo

A Literatura de Cordel desde a sua criação, na Península Ibérica no século XV, configura-se como uma ferramenta comunicativa interdisciplinar e atua como veículo de informação que contribui com a perpetuação do conhecimento humano. O objetivo desde artigo é evidenciar as contribuições da Literatura de Cordel, enquanto prática interdisciplinar, nos processos de mediação, circulação e produção da informação e do conhecimento em cursos de graduação e pós-graduação da Região do Cariri Cearense. Como metodologia, utilizou-se os conhecimentos provenientes de diversas áreas que compõem a matriz curricular do curso de Biblioteconomia, abrangendo assuntos filosóficos, metodológicos, históricos e culturais. Confeccionou-seinco cordéis, sendo um destes o “Cordel da Biblioteconomia Cantado”, musicado em duas versões: uma paródia e uma criação original. Nos resultados, percebe-se que a motivação para a leitura do conteúdo por parte de todos que adquiriram o folheto manifestou-se de forma satisfatória. Houve empatia, interesse e atenção dos professores, alunos, e público presente nas apresentações. As informações consultadas em diversas fontes foram consolidadas em forma de conhecimento, facilmente revisada e propagada após a aplicação metodológica. Comprovou-se que o cordel, enquanto veículo de informação, mostrou-se eficaz nos processos de criação, transmissão, produção e consolidação do conhecimento em todos os meios de circulação.

Biografia do Autor

Francisca Eugenia Gomes Duarte, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em língua inglesa e graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora efetiva do curso de Letras da URCA.

Ariluci Goes Elliott, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marília). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Referências

CASTRO, Manoel Cavalcante de Souza; COSTA, Iris do Céu Clara. Revista Ciência Plural, v. 1, n. 1, 2015, p. 40-49.

DUARTE, Francisca Eugenia Gomes. A investigação científica. Crato-CE: URCA/UFCA, 2017 (Cordel).

LUPIA, Márcia de Oliveira; MOOCA: memória e identidade. Revista Morpheus: estudos interdisciplinares em memória social, Rio de Janeiro, v. 9, n. 16, ago./dez. 2016. Disponível em: https://paineira.usp.br/celacc/sites/default/files/media/tcc/228-705-1-SM.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

NUNES, Patrícia Alexandra Oliveira. Experiência auditiva no meio intra-uterino. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: http//www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0157.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.

SANTOS, Éverton Diego Soares Ribeiro. A reinvenção da tradição: a literatura de cordel no século XXI. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300632359_ARQUIVO_ArtigoAnpuh2011semresumo.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

SILVA, Claudia; CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho cognitivo-linguístico de escolares com distúrbio de aprendizagem. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 1, p. 131-137. 2011. Disponível em: http//www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/129/correlacao-entre-habilidades-cognitivo-linguisticas-em-escolares-com-dificuldades-de-aprendizagem. Acesso em: 20 jul. 2020.

VICELMO, Antônio. Cordel é expressão viva da cultura nordestina. Diário do Nordeste, Caderno Regional, 14 nov. 2016. Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/cordel-e-expressao-viva-da-cultura-nordestina-1.667331. Acesso em: 02 jun. 2020.

YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. 199 p.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Duarte, F. E. G., & Elliott, A. G. (2024). Contribuições da literatura de cordel nos processos de mediação, circulação e produção da informação e do conhecimento. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 9(1), 128–138. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/4020